• 15ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Os mitos e verdades sobre a água de coco

    A nutricionista da Unimed Viviane Oliveira, fala sobre as diferenças das águas de coco

    Água de coco hidrata, tem poucas calorias e oferece diversos benefícios ao corpo humano, ainda mais para quem pode degustar direto da fruta e de frente para o mar. Como nem todos têm esse privilégio, lançar mão da bebida em caixinha é válido, mas é preciso atenção: alguns produtos não são 100% naturais.É considerada um excelente repositor de líquidos e sais, por conter minerais essenciais ao corpo humano (potássio, magnésio, sódio, cálcio e fósforo). Sódio e potássio, por exemplo, regulam a quantidade de água no organismo, além de atuar nas funções do sistema nervoso e na contração muscular. Já cálcio e fósforo entram na composição dos dentes e dos ossos. Por conta de sua rica composição, a água de coco possui status de bebida isotônica natural.

    Legislação –  Conforme definido no art. 20, do Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009, a água de coco é a bebida não diluída, não fermentada, obtida da parte líquida do fruto do coqueiro (Cocos nucifera L.), extraída e conservada por processo tecnológico adequado.

    Para diminuir a necessidade de adição de conservantes, a norma determina que no envasilhamento da água de coco todas as etapas devem ser realizadas sem atrasos e sob condições que impeçam a possibilidade de contaminações, deteriorações ou o desenvolvimento de microrganismos patogênicos.

    Vale a pena consumir? No geral, por se tratar de um líquido com baixo teor de açúcar, segundo critérios internacionais de avaliação, a água de coco industrializada é uma opção mais saudável do que bebidas adoçadas, como refrigerantes e sucos de caixinhas. Entretanto você deve estar atento ao rótulo, optando pelos produtos que não tragam na sua lista de ingredientes açúcares, ainda que adicionados para padronização e conservantes.

    Para diabéticos e hipertensos vale um alerta: mesmo direto da fruta, a água de coco não deve ser consumida em excesso, pois contém naturalmente sódio e açúcares, variando de acordo com a maturação do fruto.

    INGREDIENTES
    Ingredientes obrigatórios:

    Água de coco

    Ingredientes opcionais:

    Podem ser adicionadas de pequenas quantidades de açúcares (quantidade não superior a 1 g por 100 ml) e vitaminas. Não podem ser adicionadas de aromatizantes.

     

    Por: Viviane Oliveira- nutricionista Unimed.

     

    Fontes

    ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas https://abir.org.br/conheca-os-beneficios-do-consumo-da-agua-de-coco-e-sua-composicao/

    https://www.proteste.org.br