Take a fresh look at your lifestyle.

Museu Virtual de Barbacena

Venha conhecer as doze salas do Museu Virtual de Barbacena. Com os cliques nas imagens elas são ampliadas e você pode observar detalhes de cada peça exposta.
O trabalho foi realizado em 2004, por José Reinaldo da Silva e Guilherme Bomtempo Albuquerque, com apoio de Waldir Damasceno e Jorge Arnaldo. Agora revitalizado pelo WebMaster Moacyr Salim Neto, mantendo a originalidade do projeto inicial.
Sem muitas delongas, seja bem vindo.
Abril de 2020.

Equipe Barbacena Online

Museu Municipal de Barbacena
Localização:
Praça Conde Prados, nº.55, Centro – Barbacena – MG – 3339-2167 – 3331-7220
Horário de visitação: 4ª feira a Domingo – das 13 às 18 horas


Histórico e descrição:

Esta construção é datada de 1829, sendo por durante décadas a residência dos Penas, entre eles o ilustre Dr. Belisário Augusto de Oliveira Pena (Visconde de Carandaí).

Tombamento:
Tombamento sob forma de Decreto Municipal, de 12 de novembro de 1987.

Em 2004…

Barbacena está recebendo seu primeiro Museu Virtual, dando oportunidade para que as pessoas de outras cidades possam conhecer o acervo reunido no Museu Municipal. O trabalho foi autorizado pelo atual presidente da Fundac Waldir Damasceno e contou com a colaboração do coordenador do Museu Municipal Jorge Arnaldo.

Todas as peças que estão no museu foram digitalizadas. Ao todo foram mais de 1,5 mil fotografias para escolhermos as melhores, num trabalho que começou em janeiro de 2004, terminando no início de junho deste mesmo ano.

Para o Portal de Notícias Barbacena On Line foi uma honra ter a oportunidade de digitalizar o Museu Municipal. Nosso objetivo continua sendo levar o nome de Barbacena aos quatro cantos do mundo e ao publicarmos o Museu Virtual da cidade estamos cumprindo uma parte de nosso papel.

Junho de 2004.

Guilherme Bomtempo Albuquerque, José Reinaldo da Silva e Ricardo Salim
Equipe Barbacena On Line

Museu da Loucura

Localização e horário de visitação:
BR 265, Km5, s/nº – FHEMIG – 3332-1477
Domingo a Domingo – das 8 às 19 horas

Histórico e descrição:
Instalado no torreão do antigo Hospital Colônia. Conta a história dos doentes mentais e os descaminhos da psiquiatria pública mineira que ao longo de 90 anos morreram mais de 60.000 pessoas. Possui acervo documental e fotográfico de valor nacional e hoje resgata a história da maior instituição psiquiátrica mineira.

Museu Georges Bernanos

Localização e horário de visitação:
Rua Coronel Cipriano Rodrigues Miranda, S/N, Bairro Vilela – Tel: 32 3332-2047

Segunda a Sexta – 08 as 17 horas

Histórico e descrição:
Criado em 17 de agosto de 1968, o Museu Georges Bernanos compreende um conjunto arquitetônico e área livre de aproximadamente 1.500 m2. Entre os três prédios que juntos formam a Casa de Bernanos está um acervo que compreende objetos pessoais, mobiliários, livros, fotografias, etc.


Museu Casa de Marcier
Parque Emeric Marcier

Localização: Entrada do Faria, s/nº – Bairro Monte Mário

Horário de visitação: Em reforma

Histórico e descrição:
Sítio onde viveu o pintor romeno Emeric Marcier. Além da casa que possui valiosos afrescos com motivos religiosos, o sítio ainda abriga área de lazer com trilhas para caminhada. Atualmente, o andamento das obras de reforma do casa encontra-se em fase final.

Fonte: Prefeitura Municipal de Barbacena

QUEM SOMOS

WebMaster
J. Reinaldo

Fotografias
Guilherme Albuquerque e J. Reinaldo

Digitação
Guilherme Albuquerque

Colaboradores:
Waldir Damasceno – Presidente da Fundac
Jorge Arnaldo Nascimento – Coordenador do Museu Municipal

Coordenação Geral
Ricardo Salim

Salas do Museu