Venha conhecer as dez salas do Museu Virtual de Tropeirismo. Com os cliques nas imagens elas são ampliadas e você pode observar detalhes de cada peça exposta.
O trabalho virtual foi realizado em 2022, por Moacyr Salim Neto a partir de fotos de Beto Aliani. Sem muitas delongas, seja bem vindo.

Equipe Barbacena Online

QUEM SOMOS

Curador
Beto Aliani

Fotografias

Beto Aliani

WebMaster
Moacyr Salim

Coordenação Geral
Ricardo Salim

Museu Virtual do Tropeirismo

O tropeiro, desde a época da Colônia, foi um dos elos essenciais para a integração nacional. Em cada etapa do desenvolvimento brasileiro houve um tropeirismo peculiar. E, dependendo do momento econômico, bem como na região em que estava inserido, o tipo de tropeirismo que vigorava era mais específico ainda.
Particularmente, acho que o estudo sobre o tropeirismo brasileiro está para a nossa História, como um artista de menor envergadura está para um filme: representando somente o papel de um coadjuvante.
Assim, é com muito orgulho – e humildade – poder resgatar um “pedaço” desta história, mesmo que seja em sua forma local e regional.
E, por isso, estou muito feliz em expor, nessas entrevistas com Ricardo Salim, a história do tropeirismo da cidade de Dores de Campos, estado de Minas Gerais.
Uma história simples, de homens simples e, de vida mais simples, ainda. Mas, uma história marcante, forte e bem verdadeira.
Indivíduos que possuíam (e possuem) um vocabulário simples, em diálogos simples, mas de uma humanidade profunda.

Helbert José Aliani Silva

Salas do Museu

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais