Saúde em Foco: Saúde Mental Infanto-Juvenil no contexto da pandemia

Desde o início da pandemia de covid-19, a saúde mental da população, incluindo crianças e adolescentes, foi afetada pelos altos níveis de estresse e ansiedade decorrentes do isolamento social. Esse cenário resultou no surgimento de uma série de psicopatologias (“doenças” mentais) que prejudicaram as relações sociais, familiares e o desenvolvimento escolar infanto-juvenil. Atualmente, com o retorno às atividades presenciais, os familiares, professores e gestores escolares tem observado o aumento nos casos de violência, bullying e psicopatologias (depressão, ansiedade). A partir desses cenários desafiadores, a Faculdade de Medicina de Barbacena desenvolveu o projeto “Saúde Mental Infanto-Juvenil no contexto da pandemia” que tem como principal objetivo realizar ações de promoção e educação em saúde mental para as crianças e adolescentes do município de Barbacena. As intervenções acontecem em praças públicas, Unidades Básicas de Saúde e escolas do município e são executadas através de rodas de conversa, palestras e distribuição de materiais informativos.

Ricardo Salim conversa com o Psiquiatra e professor da FAME Sebastião Vidigal e com os acadêmicos Amanda Coimbra Russo de Souza, Maria Fernanda Resende Pacheco Montes e Pedro Henrique Ramos Pungirum.

O quadro Saúde em Foco tem o apoio da Unimed-Barbacena e da Clínica Oncovertentes.

Canal BOL

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais