• 1ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Prefeitura divulga protocolo de retorno para aulas presenciais. Veja o que cada escola deverá fazer

    O Comitê Municipal de Acompanhamento do Retorno Gradual e Seguro das Atividades Presenciais de Ensino, juntamente com o Conselho Municipal de Educação, criou protocolo sanitário para implantação quando for possível o retorno das aulas presenciais.O documento foi elaborado por representantes de diversos segmentos como saúde, educação, pais e responsáveis pelos alunos.

    O retorno é facultativo, e o responsável poderá optar que a criança fique no remoto. O processo de retorno às aulas está associado ao Plano Minas Consciente, variando dentro das ondas (vermelha, amarela ou verde) que representam o momento da pandemia.

    Estão entre as medidas presentes no Protocolo:

    – Capacitação da equipe escolar: docentes, técnico-administrativos, prestadores de serviços e colaboradores, com foco direcionado à atividade de cada equipe.

    – Organização do ambiente escolar: adequando apropriadamente cada instituição de ensino, tendo em vista a situação singular de cada.

    – Adequações na infraestrutura: como exemplo, implantar espaçamento entre as carteiras, sempre manter janelas abertas para melhor ventilação e disponibilizar álcool 70% na entrada e saída de todos os ambientes.

    – Medidas de higiene: Utilização de máscara o tempo inteiro, aferir temperatura de todos os alunos e funcionários na entrada da escola e vedar o uso de objetos de uso coletivo, entre outras medidas.

    – Comunicação interna sobre biossegurança e proteção da vida.

    – Secretaria escolar e atendimento ao público: instalar barreiras físicas (acrílico e acetato) e quando não for possível, utilizar máscara e protetor facial.

    – Higienização: Limpar frequentemente banheiros, áreas comuns, salas de aula a cada troca de turno e áreas com maior risco de contaminação como maçanetas e corrimões.