Obituário: Falece o Professor Francisco Rodrigues de Oliveira

Pesquisador e historiador foi um dos incentivadores da criação do Arquivo Público Municipal de Barbacena

Faleceu nesta quarta-feira (22) aos 89 anos, o professor e historiador Francisco Rodrigues de Oliveira. Filho de Godofredo Rodrigues de Oliveira e Ana Monteiro, nasceu em Alfredo Vasconcelos em 21 de julho de 1932. Formou-se em Agronomia e foi professor de Matemática na UNIPAC-Barbacena e na antiga Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, atual Instituto Federal.

Pesquisador independente da história regional, foi um dos organizadores do projeto Encontro Anual de Pesquisadores do Caminho Novo, realizado desde 2010 e atuou como colaborador efetivo de entidades culturais barbacenenses voltadas para a memória, como o Arquivo Público Municipal Altair Savassi e o Centro de Memória Belisário Pena.

Resultado de de anos de pesquisas, publicou as seguintes obras: História da estrada de rodagem Barbacena-Ibertioga (2002); Notícias do Padre Correia de Almeida nos jornais de Barbacena, período 1881 a 1905, como coautor (2003) e Godofredo Rodrigues de Oliveira, seus ancestrais e sua vida (2005).

Há alguns anos morando em Belo Horizonte, o Professor Francisco foi casado com Marília com quem teve os filhos: Ivan, Edna, André, Patrícia e Valéria. Em nome da atual diretoria do Centro de Memória Belisário Pena, o Dr. Luiz Mauro Andrade da Fonseca, expressou em nota que “Barbacena e região, perdem um exemplo de pai, mestre e historiador.” O corpo do Professor Francisco Rodrigues foi sepultado em Belo Horizonte.

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais