O que é a osteoporose?

Especialista dá dicas de como cuidar da saúde dos ossos

Com o aumento da expectativa de vida em diversos países, assim como no Brasil, a ocorrência de fraturas causadas pela osteoporose também aumenta. Estima-se que este tipo de fratura ocorra a cada três segundos no mundo. A médica ortopedista, Cristiane Pissolati, esclarece algumas dúvidas e dá dicas sobre como cuidar melhor da saúde dos ossos.

A osteoporose é uma doença que deixa os ossos fracos e porosos, o que aumenta o risco de fraturas. Após os 50 anos de idade 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens podem sofrer pelo menos uma fratura nos anos seguintes de vida. É uma doença silenciosa, não apresenta sintomas e o diagnóstico é feito, na maioria das vezes, após a ocorrência da primeira fratura.

Existem alguns fatores de risco para o aparecimento da doença, por isso, as pessoas devem ficar atentas a algumas situações que chamamos fatores de risco, predisposição genética. Pai ou mãe com fratura de quadril, a raça branca, as pessoas mais baixas e muito magras, alerta a médica. Outros fatores que devem ser considerados são:

        O envelhecimento: mulheres acima de 50 anos e homens acima de 70 anos, quando ocorre a baixa dos hormônios sexuais que protegem os ossos.

        Dieta pobre em cálcio: o cálcio é imprescindível para a renovação óssea. O ideal é 1.000 miligramas por dia, o equivalente a quatro porções lácteas. Embora outros alimentos também tenham um alto teor de cálcio, como o brócolis e folhas verdes escuras, o nutriente é mais abundante no leite e nos derivados.

        O sedentarismo: O exercício causa um atrito entre o músculo e o osso, que transmite ao esqueleto a mensagem de que ele precisa aumentar a própria massa para resistir ao impacto. Além disso, o exercício ajuda na absorção do cálcio pelo organismo. E a prática da atividade física é uma das medidas mais eficazes na prevenção da osteoporose. Os exercícios de impacto estimulam a formação óssea até os 20 anos de idade. Então, na verdade, a prevenção é feita até os 20 anos de idade e mantém a massa óssea até essa idade. Esses exercícios são imprescindíveis para a saúde óssea, além de aumentar a massa muscular, que aumenta a força e diminui as quedas.

        O abuso do álcool: O excesso do álcool interfere no balanceamento do cálcio e na produção da vitamina D, altera os níveis hormonais sexuais, sendo aqueles que protegem os ossos e alteram o equilíbrio, causando maiores riscos de queda.

        O tabagismo: Quem fuma altera a microcirculação óssea de maneira definitiva. Observa-se que fumantes bebem mais, se exercitam menos e têm dietas alimentares pobres. Mulheres que fumam também tendem a entrar na menopausa mais cedo.

        A menopausa: Porque ela é importante? O estrogênio é um hormônio importante para o osso, pois ele é um dos principais responsáveis pela formação do osso novo e pela fixação do cálcio nos ossos. Por essa razão, no início da menopausa os ossos ficam mais frágeis.

        Uso crônico de alguns medicamentos: Como os corticoides, anticonvulsivantes, anticoagulantes e os inibidores de bomba de prótons, por exemplo.  

        Doenças sistêmicas: Como o diabetes, as disfunções da tireoide e as cirurgias bariátricas.

A especialista ressalta que adotar alguns hábitos também pode auxiliar na prevenção, como a prática de atividade física, ingerir quatro porções lácteas por dia, em horários diferentes. “Porque quando comemos um alimento com cálcio, nós absorvemos um tanto e o resto é eliminado. Então devemos fazer isso em horários diferentes para que tenhamos uma boa absorção do cálcio. E tomar sol”, explica.

Sobre tratamento e cura da osteoporose Drª Cristiane fala sobre a importância do tratamento. “A osteoporose é uma doença crônica e não tem cura. O objetivo do tratamento é retardar ou interromper a perda óssea e prevenir as fraturas. A escolha do tratamento medicamentoso irá depender da causa da osteoporose, é um tratamento individualizado. Existem medicamentos semanais, mensais, anuais, sendo necessária uma avaliação para saber qual é o melhor para cada pessoa”.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais