Um Selo uma História – Martim Afonso de Souza

Martim Afonso de Souza

Ano: 1932 – RHM C0043 – Data de Emissão: 03/06/1932

Martim Afonso de Sousa nasceu entre 1490 e 1500, em Vila Viçosa, uma vila localizada no Distrito de Évora, em Portugal. Na juventude estudou Matemática, Cosmografia e Navegação. Ao subir ao trono, como D. João III, o soberano nomeou Martim Afonso, como o comando da expedição de 1530 ao território brasileiro. No dia 3 de dezembro de 1530, a expedição de Martim Afonso de Souza partiu para o Brasil com a tríplice missão: combater os traficantes franceses, penetrar nas terras na direção do Rio da Prata para procurar metais preciosos e, ainda, estabelecer núcleos de povoamento no litoral. A esquadra de cinco embarcações, bem armada e aparelhada, reunia quatrocentos colonos e tripulantes. No dia 30 de abril de 1531, Martim Afonso de Souza, depois de deixar alguns homens na costa de Pernambuco, navegou até a baía da Guanabara e seguiu em direção ao Rio da Prata. Voltou a subir a costa brasileira e em 22 de janeiro de 1532 fundou a primeira vila da América portuguesa: São Vicente, localizada no litoral paulista. Ali distribuiu lotes de terras aos novos habitantes, além de dar início à plantação de cana-de-açúcar. Montou o primeiro engenho da Colônia, o “Engenho do Governador”, situado no centro da ilha de São Vicente. Em 1533 retorna a Portugal e é nomeado o Capitão-Mor do Mar das Índias. No mesmo ano, foi-lhe atribuída a Capitania de São Vicente, onde se tornou seu donatário até o dia de sua morte. Em 21 de julho de 1571, Martim Afonso de Sousa faleceu na cidade de Lisboa.

José Paulo Braida Lopes

GRUPO: COLECIONADORES DE JUIZ DE FORA E REGIÃO

Em agosto de 2018 juntamente com o filatelista Paulo Roberto Cerqueira montamos um grupo no WhatsApp com o objetivo de integrar os filatelistas de Juiz de Fora e da região. No inicio éramos oito participantes. Com tempo fomos crescendo e agora, um pouco mais de dois anos, somos mais de 90 amigos, de todas as partes do Brasil. O objetivo principal do grupo é promover o colecionismo de um modo geral, mas principalmente a filatelia. Diariamente temos várias postagens que mostra que a filatelia, além de ser uma arte de conhecimento, cultura e entretenimento, também ajuda a conhecer pessoas que compartilham da mesma paixão.

Aqueles que desejarem participar poderão entrar em contato pelo e-mail [email protected]

José Paulo Braida Lopes

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais