MPMG empenhado em desviar tráfego perigoso na BR–040

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está empenhado em concluir, ainda no primeiro semestre de 2024, negociações cruciais envolvendo oito prefeituras, dez empresas mineradoras, governo estadual e União. O objetivo é criar uma via alternativa para desviar cerca de 1.500 carretas de minério diariamente, aliviando o trecho perigoso da BR–040 entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete.

A proposta, liderada pelos prefeitos da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), está em discussão no Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor). Este centro, criado em 2021, tem reduzido em 70% o tempo médio para a resolução de conflitos.

O projeto prevê que as empresas assumam a revitalização de estradas existentes, ampliando e pavimentando para criar uma nova via, capaz de suportar o tráfego intenso de caminhões. O prefeito de Belo Vale destaca que a “rodovia do minério” retiraria aproximadamente 85% das carretas da BR–040, proporcionando melhorias significativas na segurança viária.

A construção dessa via alternativa é uma demanda antiga das prefeituras, e o Compor surge como uma mesa imparcial para reunir todas as partes envolvidas, quebrando o clima de desconfiança e possibilitando a negociação. A próxima reunião ainda não tem data marcada, mas o procurador geral de Minas Gerais é otimista e acredita que um acordo pode ser alcançado até o final do semestre.

A preocupação com a redução de acidentes na BR–040, que registrou uma média de 156 mortes por ano entre 2020 e 2022, motiva essa iniciativa. A esperança é que o diálogo e a cooperação prevaleçam para garantir um futuro mais seguro nas estradas federais mineiras afetadas pela atividade minerária.

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