Mal entendido: sem conhecer ação, município diz que visitas para testes de Covid eram falsas

Na manhã de quinta-feira (15) a Secretária de Saúde de Barbacena, Marcilene Dornelas, procurou as redações do Barbacena Online e da Rádio Sucesso pedindo ajuda para divulgar que o município não havia designado servidores para realizar testes para Covid-19 em residências. A medida foi tomada após diversas ligações de que pessoas estariam visitando as casas e colhendo o material. Rapidamente a Secretária desmentiu.

A PM também foi acionada para verificar a situação, juntamente com representantes dos setores de Vigilância Sanitária e de Saúde no município. Os envolvidos na denúncia apresentaram documentações do IBGE, comprovando que estavam autorizados a realizar no município uma pesquisa de campo. A Prefeitura não foi informada da ação. Chegou-se, inclusive, a inspecionar os quartos no hotel onde o grupo estava hospedado.

O município comprovou que se tratava de uma pesquisa, porém solicitou a suspensão da mesma por entender que havia algumas irregularidades. “É verídico sim q o IBOPE está fazendo pesquisas, porém nem a Secretaria e tão pouco a Superintendência do Estado nos fez comunicação. Colocaram pessoas despreparadas, não da saúde, sem responsáveis técnicos para atuarem junto a uma população onde já existem casos de contaminação Covid comunitária. A Vigilância municipal fez uma inspeção nos materiais que eles portavam no hotel e não tem segurança alguma para manejo e descarte do material infectado. Não portam equipamentos de proteção algum e ainda não são profissionais de saúde, do Sul do país. , a Secretaria Municipal juntamente a PM e outros órgãos então buscando caminhos para validação desta ação, uma vez que o Município não recebeu nenhuma nota oficial do Ministério e ou do Estado”, destacou Marcilene Dornelas.

A secretária disse que o município continua trabalhando para resolução do impasse. Até que seja solucionado o problema, a orientação é que a população não receba em casa ninguém que não esteja identificado.

PESQUISA – O Ministério da Saúde anunciou que faria 100 mil testes rápidos de Covid-19, em todo o país. A operação incluirá também uma pesquisa com entrevistas pessoas de 133 municípios. Todo o processo de campo ficará a cargo do Ibope sob coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPE ).

LEIA TAMBÉM:

Golpistas têm visitado casas em Barbacena supostamente fazendo teste de Covid

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais