Tiradentes prepara programação religiosa e cultural para Semana Santa

Tiradentes se prepara para a Semana Santa com uma extensa programação, num dos maiores eventos de fé e devoção católica. A programação cultural e religiosa passa por celebrações que datam do século XIII, até missas, procissões e encenações. Durante a Quaresma as igrejas realizam Vias Sacras pelos bairros e comunidades da cidade. Às sextas-feiras, após a celebração da missa, a Via Sacra da igreja matriz de Santo Antônio percorre o Centro Histórico e os Passinhos da Paixão, pequenas capelas com quadros de cenas dos últimos dias de Jesus. As construções datam de 1745 a 1807.

Entre as tradições mais antigas celebradas, está o Setenário das Dores, originada no século XIII, relembra as sete dores que Maria sofreu ao longo da vida. Em seguida acontece a Procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores. O Ofício de Trevas é realizado no sábado (13), que antecede o Domingo de Ramos. Um dos momentos mais esperados nesta cerimônia é quando todas as luzes da igreja são apagadas e os fiéis batem os pés no chão, simbolizando as trevas que tomaram conta da terra quando Jesus morreu.

A Semana Santa tem início oficialmente no Domingo de Ramos (14) e segue até o Domingo de Páscoa (21), dia em que Jesus ressuscitou. A frente da paróquia de Santo Antônio (em Tiradentes) há mais de 30 anos, Padre Ademir Sebastião Longati conta que a Via Sacra encenada será um momento de muita emoção “por isso temos o cuidado em tentar ser o mais fiel possível, para que as pessoas sintam que existe uma intensa espiritualidade”.

Pequenos detalhes fazem com que a Semana Santa em Tiradentes seja única, como o som da matraca para simbolizar o luto, a prisão do Cristo, que acontece na terça-feira (16) e as luzes do Centro Histórico são apagadas e a única iluminação fica por conta das velas carregadas pelos devotos. Na Sexta-Feira da Paixão os sinos das igrejas não são tocados, nos demais dias há um toque fúnebre, mais contrito para retratar o sofrimento. Neste dia também acontece o Descendimento da Cruz e em seguida a Procissão do Senhor Morto. A cidade também preserva a tradição de confeccionar tapetes de serragem na madrugada de sábado para a procissão do Domingo de Páscoa. Confira e prestigie a programação completa em Tiradentes:

Ofício de Trevas
Dia 13/04 – Sábado: 18:00 na Igreja Matriz de Santo Antônio


Semana Santa

Domingo de Ramos – 14/04 – 08:30 – Procissão de Ramos. Saída da Igreja Matriz em direção ao Santuário da Santíssima Trindade.
Dia 15/04 – 19:00 – Missa, em seguida, Procissão do Horto das Oliveiras.
Dia 16/04 – 19:00 – Missa. Procissão da Prisão de Jesus saindo da Igreja de Nossa Senhora das Mercês terminando na Igreja Matriz e em seguida Confissões.
Dia 17/04 – 15:00 – Missa e unção para os enfermos na Igreja de Nossa Senhora das Mercês. 19:00 – Via Sacra encenada e confissão.
Dia 18/04 – 19:00 – Na Igreja Matriz de Santo Antônio, Missa da Ceia do Senhor, Instituição da Eucaristia. Em seguida, Transladação da Sagrada Eucaristia até a Capela do Santíssimo, quando se inicia a Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 00:00.

Sexta-Feira da Paixão – 19/04
07:00 – Reinicia-se a Adoração à Eucaristia.
15:00 – Ação Litúrgica da Adoração da Cruz.
20:00 – Na Igreja Matriz de Santo Antônio, Sermão do Descendimento da Cruz; canto da Verônica, Procissão do Enterro

Sábado de Aleluia -20/04
19:00 – Celebração Solene da Vigília Pascal: Benção do Fogo Novo, Renovação das Promessas Batismais e Liturgia Eucarística.

Domingo de Páscoa – 21/04
07:30 – Solene Procissão do Santíssimo Sacramento, percorrendo às Ruas do Centro histórico encerrando na Igreja matriz. À chegada, Santa Missa Solene.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais