UFSJ discute protocolo para retomada de atividades presenciais

O planejamento de retomada gradual das atividades presenciais na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) está sendo realizado em conjunto com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19.O protocolo já estava sendo revisado desde julho de 2020 e foi apresentado recentemente. Marcelo Pereira de Andrade, reitor da UFSJ relatou que esse trabalho deverá ser feito com muita cautela, de forma técnica e com ampla participação democrática. O objetivo do planejamento é preparar a instituição para a retomada das atividades garantindo a saúde, segurança e a preservação da vida de estudantes, educadores e demais funcionários.“Nós faremos tudo com muito cuidado. A volta será gradual, conforme já estabelecido no Conselho Universitário (Consu). O protocolo de biossegurança elaborado coletivamente será seguido em detalhes, para que não coloquemos ninguém em risco”, reforçou.

O plano é dividido em fases, segundo a presidente do comitê e vice-reitora, Rosy Maciel, e todas elas consideram as normativas da Organização Mundial De Saúde, portarias do Ministério da Educação e diretrizes do governo do estado de Minas Gerais. “As recomendações sanitárias gerais e específicas estão detalhadas no documento, que foi dividido em cinco etapas: ações iniciais prévias; etapas do retorno do ensino presencial; monitoramento das atividades presenciais; orientações específicas de isolamento em caso de sintomas ou contato com pessoa suspeita de Covid-19; e protocolos sanitários para o retorno presencial”, explicou.

Rosy também expôs que a intenção do comitê é o assessoramento técnico, uma vez que o grupo é composto por vários especialistas na área de infectologia, virologia e epidemiologia, entre outros. Segundo o reitor, na última reunião do Conselho Superior da UFSJ, o assunto será amplamente discutido. “Muitas vezes, a discussão é exaustiva, contempla vários pontos de vista, mas, na nossa gestão, está garantida a participação de todos. É trabalhoso e muito sensível o estabelecimento de uma prática democrática. Há pessoas que confundem democracia, decisão colegiada com omissão. Mas não podemos deixar que isso contamine ou desvirtue o processo. Enquanto reitor, estarei pronto para garantir que todos os membros da UFSJ possam opinar, possam se posicionar”, finalizou.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais