• 15ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Três pessoas são presas e multadas em mais de R$120 mil acusadas de extração ilegal de ouro e outros crimes ambientais

    A PM do meio ambiente realizou a operação intitulada Paz no Campo XII, com a finalidade de combater o garimpo clandestino de ouro no leito do Rio das Mortes.

    Os suspeitos estavam sendo monitorados desde as 07h30. Segundo a PM, eles estariam exercendo a atividade ilegal de extração de ouro com técnica de mergulho, mediante a instalação de uma draga, conhecida popularmente por quatinha, exercendo atividade que necessita de autorizações dos órgãos ambientais competentes (DNPM, FEAM e IGAM).

    Como os homens não possuíam autorização, foi dada voz de prisão aos três indivíduos, que foram encaminhados à delegacia de Polícia Federal de Juiz de Fora.

    Os crimes pelos quais o trio foi acusado foram o de executar extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão, licença ou em desacordo com a obtida;  fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes; usurpação de bens pertencentes à união; e associação criminosa para o fim específico de cometer crime.

    Um dos autores já havia sido preso em 2011 por extrair ouro ilegalmente no Rio Grande, no município de Santana do Garambéu com utilização de draga de sucção com técnicas de mergulho

    Foram lavrados também em desfavor dos autores três autos de infração no valor de 11.167,85 UFEMG, totalizando 33.503,56 UFEMG, que equivalem neste ano de 2020 a R$ 124.351,81, pelas seguintes infrações: funcionar sem licença ambiental draga de extração mineral (ouro); causar intervenção que resulte em poluição, degradação e dano ao recurso hídrico e dragar para fins de extração mineral (ouro), no leito do rio das mortes sem a devida outorga.

    Ficaram suspensas quaisquer atividade de extração mineral no local do fato até a regularização junto aos órgãos ambientais competentes.

    Materiais apreendidos:

    – 01 (um) balde de plástico com uma certa quantidade de minerais (possivelmente ouro e cassiterita) que estavamsendo extraídos desde as 07:30 horas;

    -01 (um) motor a gasolina, cor preta, marca toyama, modelo te 130;

    – 01 (um) motor a gasolina, cor amarela, marca buffalo;

    – 01 (um) compressor marca/modelo schuz pratic air, 10 pés, cor preta acoplado em um motor marca toyama, modelote65x0.

    -01 (uma) bomba hidro get 04 (quatro) polegadas, cor amarela, acoplada em uma mangueira de sucção também de 04(quatro) polegadas de aproximadamente 18m (dezoito metros);

    – 01 (uma) bica de ferro com grades e carpetes que são utilizados para retenção dos minerais;

    – 01 (uma) bateia metálica;

    – 01 (uma) cuia metálica utilizada para apurar ouro.

    – 06 (seis) conjuntos (blusa e macacão);

    – 01 (um) par de botas;

    -02 (duas) toucas;

    – 01 (um) par de joelheira;

    – 01 (uma) mascareta;

    – 01 (uma) chupeta.