• 11ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Três lugares para conhecer em Minas Gerais após a pandemia do coronavírus

    Que Minas Gerais é um estado maravilhoso todo mundo sabe! Mas você sabia que temos vários destinos de natureza bem pertinho de Barbacena?! No post de hoje vou te falar 3 lugares para conhecer em Minas Gerais após a pandemia do coronavírus!

    Você já deve estar cansado de ler e ouvir isso, mas não custa nada repetir, agora não é o momento de viajar para nenhum lugar, mas nada te impede de sonhar e planejar uma viagem para o futuro.

    Vamos à lista? 

    • Serra do Cipó

    Local com belíssimas cachoeiras e custo x benefício muito bom, o turismo lá não é caro. Você pode conhecer as cachoeiras e trilhas do Parque Nacional da Serra do Cipó ou as cachoeiras que ficam em propriedades privadas, como a Cachoeira Grande e a Véu da Noiva.

    Está localizada entre os municípios de Santana do Riacho e Jaboticatubas. De Barbacena até lá são aproximadamente 270 km, basta pegar a BR 040 até Belo Horizonte e depois a MG 010, sentido Serra do Cipó. 

    Eu aconselho separar, pelo menos, 2 dias inteiros para curtir o lugar e se conectar com a natureza.

    • São Thomé das Letras

    Minha segunda sugestão da lista de lugares para conhecer em Minas Gerais é a mística São Thomé das Letras. Lá você terá a chance de curtir cachoeiras, grutas e aproveitar todo misticismo da cidade! 

    Ela está localizada no sul do estado, aproximadamente 220 km de Barbacena. Para chegar lá basta pegar a BR-265, sentido São João Del Rei.

    As cachoeiras de São Thomé não têm aquele azul de Capitólio ou aquela altura da Serra do Cipó, mas nem por isso deixam de proporcionar dias agradabilíssimos!

    A cachoeira VALE DAS BORBOLETAS é a mais charmosa por conta das duchas que forma e, apesar do pequeno volume de água, forma piscinas lindas e a água não é turva. Todas as cachoeiras mais populares, além de serem movimentadas, não exigem uma grande trilha pra chegar.

    • Serra do Ibitipoca

    É o destino que está mais perto de Barbacena, dependendo do caminho que você escolher serão apenas 85 km percorridos. Quando eu fui a Ibitipoca a MG 338, que passa por Ibertioga, estava em péssimo estado de conservação. Já na volta, peguei a BR 267 + 040, que passa por Lima Duarte e Juiz de Fora. Sim, o caminho é mais longo, mas a estrada é melhor também. 

    Pesquise um pouco antes, tente descobrir como está a estrada e só aí trace a rota. Nem sempre o caminho mais curto é o melhor, acredite.

    A atração principal é a Janela do Céu, que fica dentro do Parque Estadual do Ibitipoca. Lá no parque o visitante vai encontrar diversas opções de passeios, como cachoeiras, grutas, picos. A entrada no Parque é limitada a certo número de pessoas, chegue cedo! Ah, a visita é paga e é possível chegar de carro até bem próximo da entrada.

    Se você quiser ler mais sobre lugares para conhecer em Minas Gerais ou em outros lugares do Brasil e do mundo, te convido a acessar meu Blog –> https://partiuviajarblog.com.br/. E aí, o que achou das minhas sugestões de destinos?