• 17ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Novo chefe do 13º Departamento de PCMG avalia os desafios da atividade policial

    Nesta quarta-feira (17), o Delegado Alexsander Soares Diniz assumiu a chefia do 13º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais, em Barbacena, após aprovação em processo seletivo realizado pelo Conselho Superior da Polícia Civil, diante da vacância ao cargo, em razão da aposentadoria de Carlos Capistrano. O Delegado, que é barbacenense, formou em Direito em 1991 e foi aprovado em um concurso público para Delegado em 1994. O profissional já trabalhou em outras 5 cidades e atualmente era responsável pela 3ª Delegacia Regional de São João del-Rei, onde respondia por 18 municípios.

    Em conversa com a Rádio Sucesso, Alexsander destacou a importância da chefia do Departamento em Barbacena. “A importância de comandar o 13º Departamento decorre do fato de que o departamento de Barbacena se destaca no cenário mineiro pelos baixos índices de criminalidade violenta, o que reflete diretamente na qualidade de vida da população desta macrorregião. Também, na estrutura orgânica da Polícia Civil no interior do Estado, o departamento é a unidade policial de maior hierarquia. Nosso departamento abrange as delegacias regionais de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei.”, explicou.

    O Delegado falou também sobre os desafios da atividade policial, mas que o trabalho será pautado na dedicação de todos os envolvidos. “Na atividade policial, cada dia é um desafio, é um fato novo que se apresenta, é uma decisão nova a ser tomada. Mas, genericamente, vejo como sendo o principal desafio nessa nova etapa profissional, a concentração constante dos esforços em manter baixo os índices de criminalidade na região de nosso departamento. […] Os nossos servidores policiais administrativos são de excelente qualidade. Deixo a eles o recado de que: desempenhando suas funções e dando o seu melhor, com empenho e comprometimento, profissionalismo, respeito, união, além do bom atendimento à população, nos pautaremos em bases sólidas para podermos desenvolver uma gestão de excelência e destaque, o que a nossa sociedade merece.”, destacou.

    Na ocasião, Alexsander falou sobre o prazer que é estar de volta em Barbacena. “O fato agora de poder trabalhar em minha terra natal é muito importante. É uma realização pessoal, ficarei mais próximo de meus familiares, de meus amigos e poderei desenvolver meu trabalho com eficiência e presteza, utilizando-me do aprendizado adquirido ao longo desses anos.”, esclareceu.

    Quanto aos servidores que o acompanharão nessa missão em Barbacena, o Delegado conta com a colaboração de todos para uma bom trabalho e bons resultados. “Para toda equipe do 13º Departamento, da sede das 3 Delegacias Regionais e dos 61 municípios que integram, em primeiro momento, agradeço pela receptividade, pelo apoio, pelo respeito, pelo espírito de união, que eles demonstraram pela minha designação ao cargo. […]Conto com a colaboração de todos, em atingirmos um objetivo comum, de alcançarmos uma Polícia Civil cada vez melhor e de podermos promover e garantir a proteção às pessoas, às instituições e ao patrimônio, garantir a segurança pública, a cidadania, a dignidade humana e dos direitos e garantias fundamentais. Por fim o 13º Departamento encontra-se a disposição da população”, concluiu.