Take a fresh look at your lifestyle.

Sindicatos decidem por fechamento de comércio em Barbacena

21 27.780

A partir de segunda-feira (23), em razão de uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) entre o Sindicato dos Empregados do Comércio de Barbacena e o Sindicato do Comércio de Barbacena, haverá o fechamento dos estabelecimentos. A convenção não se aplica aos serviços essenciais como farmácias, drogarias, mercados, padarias, açougues, peixarias, supermercados, hipermercados, mercearias, lojas de conveniências e de produtos animais e veterinários, clínicas, hospitais e laboratórios, lojas de produtos d saúde, higiene e materiais de limpeza, postos de gasolina e gás de cozinha, bancos e lotéricas, funerárias, veículos de comunicação, carros de som, rádios, internet, jornal e qualquer outro comercio que não faça parte dos citados sindicatos.

A medida vale até o dia 23 de abril, sem prejuízo do pagamento integral dos salários, e poderá ser revogada caso a situação da pandemia se normalize. Para compensar o período, os empregados poderão fazer até duas horas extras ao dia, cumpridas até dia 31 de dezembro.

O fechamento do comércio vinha sendo pedido pela população através de manifestações nas redes sociais. Em outras cidades, a medida veio por decreto municipal. Assinam a convenção o presidente Sindicato dos Empregados do Comércio de Barbacena, Vicente de Paulo Castro, e o presidente do Sindicomercio, Marcelo Leitão.

Muitos lojistas já haviam optado por fechar suas portas no início da semana, quando houve o crescimento de notificações e as orientações para o recolhimento social.

CNDL – A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), representante de mais de 500 mil empresas em todo o País, defendeu o fechamento geral do comércio durante o avanço do coronavírus, mesmo estimando que o setor, juntamente com o de serviços, seja impactado negativamente em mais de R$ 100 bilhões nos próximos meses. Isso se as atividades se normalizarem a partir de maio. “O pacote de medidas anunciado pelo governo federal no dia 18 de março traz importantes avanços para que os empresários mantenham a viabilidade das suas empresas. A CNDL trabalha junto ao governo federal nos ajustes necessários que devem ser feitos para que não ocorra o fechamento de milhares de postos de trabalho. Entre os pontos que buscamos junto ao governo, destacamos: a suspensão, por três meses, da cobrança do ISS e do ICMS sobre a comercialização de produtos e serviços, para micro e pequenas empresas; a suspensão do contrato de trabalho com acesso ao seguro desemprego; a suspensão do recolhimento do FGTS por três meses; a suspensão de empréstimos por 60 dias e da execução dos protestos em cartório pelo prazo de 60 dias; entre outros”, informou a CNDL em nota.

21 Comentários
  1. Eni Diz

    E as empresas que não tiverem como pagar seus funcionários e manter-se com o básico??? De que adianta supermercados abertos??? Farmácias??? Drogarias, mercados, padarias, açougues, peixarias, hipermercados, mercearias, lojas de conveniências e de produtos animais e veterinários, clínicas, hospitais e laboratórios, lojas de produtos d saúde, higiene e materiais de limpeza, postos de gasolina e gás de cozinha, bancos e lotéricas, funerárias, veículos de comunicação, carros de som, rádios, internet… Se as pessoas NÃO TERÃO SEUS EMPREGOS E DINHEIRO PARA BANCAR-SE??? Sindicato bancará tudo? Meu IPTU VENCE DIA 6/04. QUEM VAI PAGAR? ALUGUEL DIA 29, QUEM VAI PAGAR? Boletos com fornecedores DE OUTROS ESTADOS QUEM VAI PAGAR??? CARTÕES DE CRÉDITO? QUEM VAI PAGAR?

    1. Célia Diz

      Concordo plenamente. Que tal sugerir que os restaurante recebam um número limitado de clientes. Só fechar . Quem vai pagar os boletos. Me dê uma fórmula para que possa cumprir os meus deveres para com os fornecedores

      1. Tina Diz

        Funcionários também tem IPTU, IPVA, família para sustentar etc. Muitas vezes, o salário não dá nem para comer.
        Puro egoísmo pensar que só você passa por isso.

        Se a empresa não pode pagar, o Estado pode. Recorram a ele.

        Aliás, acredito que parte dos altos impostos que pagamos é reservado uma contigencia para situações emergenciais como na qual estamos passando.

        Outro detalhe: 02 horas extras por dia até dezembro? O funcionário e ninguém optou estar de quarentena. Ele deve estar pelo bom senso e pela coletividade.

        É isso!!

        1. Cibele Diz

          Vai lá recorrer ao Estado , aproveite e ligue para o prefeito resolver sua vida ou algum vereador, vai esperar reserva de contingente na dua fanatsia, não é à toa q Barbacena tem mais de 200 anos e não evoluiu.

    2. Luciana dias Diz

      E se o empregador aproveitar essa decisão e der as férias ao funcionário sem o consentimento dele? Isso é legal?

    3. Tina Diz

      Funcionários também tem IPTU, IPVA, família para sustentar etc. Muitas vezes, o salário não dá nem para comer.
      Puro egoísmo pensar que só você passa por isso.

      Se a empresa não pode pagar, o Estado pode. Recorram a ele.

      Aliás, acredito que parte dos altos impostos que pagamos é reservado uma contigencia para situações emergenciais como na qual estamos passando.

      Outro detalhe: 02 horas extras por dia até dezembro? O funcionário e ninguém optou estar de quarentena. Ele deve estar pelo bom senso e pela coletividade.

      É isso!

  2. Carlos Diz

    Será muito importante um apoia da polícia militar pois as ruas desertas lotéricas aberta e convite para vagabundo.
    Ter dinheiro e estar morto não adianta em resposta ai primeiro comentário.

  3. Renato Diz

    Triste pessoas com a do primeiro comentário que só pensam em dinheiro. Eu estando vivo e o importante. O resto a gente vê depois.

  4. Victor Diz

    Decisão correta e fechar, primeiro lugar a vida, Mas uma coisa é certa o patrão não terá Como pagar salários e aluguel, então paciência de todos os lados.

  5. Pablo Diz

    Aonde esta a sua empatia meu povo? Nao pense em seu proprio “umbigo”; Devemos sim tomar as medidas para conter esse virus. Como você se sentiria se um familiar seu o pegasse porque você deixou de seguir as recomendaçoes?
    Vamos viver momentos difíceis, mas sera muito melhor que carregar centenas de caixões com nossos entes queridos! Elimine essa possibilidade! Cedo no dia, Cedo na semana, cedo no mês e logo a crise vai passar! Medite nas palavras para nao se arrependerem!

  6. Forabolsonaro Diz

    Nos eua e países da Europa, governo que esta bancando. Aqui o presidente ta falando que é frescura… fazer o que..

  7. Eu Diz

    Entendo a real necessidade de se fechar tudo e todos ficarem dentro de casa. Complicado agora é eu encontrar uma maneira de pagar todos os meus funcionários, fornecedores e impostos ficando 30 dias fechado.

  8. Lucas Diz

    Qtos casos confirmados em Barbacena? NENHUM!
    Como se espalha algo que não existe por aqui?
    Histeria coletiva, fecham por 30 dias e depois vem alguém de fora contaminado e traz o vírus, farão o q? mais 30 dias? A histeria coletiva fará mais estragos q o próprio corona. Vão tratar da própria higiene, o próprio sistema imunológico mata o vírus. A hidroxilina reitera a inibição do ciclo vital do vírus, somado ao uso de macrolídeo. Podem fazer o q for, se chegar aqui e só depois apresentar os sintomas já terá infectado quem está próximo e assim sucessivamente. Sem sistema imunológico, não há cloroquina q aguente. Não existe nenhum remédio que consiga combater uma infecção viral. Temos essas pandemias há tempos.Atividade física, alimentação saudável, boas noites de sono.

    1. Gustavo Diz

      Nossa, cala a boca! O número de infectados e mortos no Brasil é o triplo da Itália nos primeiros 20 dias por lá. Por chamar isso de histeria já vi que é eleitor daquele idiota que está na presidência.

      1. Cibele Diz

        ” Nossa cala a boca! “. Vai censurar alguém com essa fantasiosa estatística no seu mundo de militonto. Coronavírus já existe há décadas o q houve é uma mutação, gripe A mata mais q qualquer uma dessas mutações sofridas na China, preste atenção e pare de ser manipulado.

      2. Carlos Henrique Diz

        Gustavo é aquele idiota que não corre atrás da verdade e acredita na TV Globo, deve estar estocando vento para oxigenar o ´vacuo q existe na sua cabeça. Já houve caso de cura clínica em Pernambuco, Eu não sei que Brasil e que Itália é essa q vc comparou, e onde buscou esses dados . Hoje, por causa de idiotas como vc, a hidroxicloroquina sumiu das prateleiras e pacientes com doenças crônicas q fazem seu uso não estão encontrando, fora as pessoas q estão em filas de hospitais para cirurgia e estão impossibilitadas de realizarem. Vai lá torcer para sua turma q construiu estádios e esqueceu dos hospitais na copa do mundo.

  9. Re Diz

    Delivery poderá continuar??? Se puder quais os procedimentos além da higienização???como funcionará as entregas já que O entregador ñ pode ter contato com consumidor??

  10. Eliana Diz

    Gente primeiro lugar é Deus vamos ter fé!
    Claro que tem que fechar os estabelecimentos sim,todos vão passr por momentos difíceis mas em primeiro lugar a vida é mais importante do que o dinheiro dp corremos a trás.
    Ótimo o comentário do Pablo acima.

  11. Maria do Carmo Diz

    Bom dia a todos.

    Só não concordo com estes “serviços essenciais”, listados acima, afinal, se uma geladeira estragar, como iremos fazer ?
    Tenho insulina na geladeira e não terá nenhuma loja de refrigeração aberta!!

  12. Jonas Diz

    Uai… mas se vai poder ficar isso aí tudo aberto, o que é que vai fechar?
    Fazem umas leis que não resolvem nada. So pra fingir que estão tomando providência. Tem que fechar tudo! Tirar o povo da rua !

  13. Luciana Diz

    Enquanto isso os supermercados estão lotados e ninguém respeita ninguém. Aglomeração e pavor para encher os carrinhos de compras. O povo louco entupindo farmácias e mercados procurando álcool gel. Os idosos, grupo de maior risco, jogando baralho na rua 15. Não sei o que é pior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.