Redação do ENEM: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Está acontecendo em todo o país a prova do ENEM 2020. Os portões foram fechados às 13h e a prova começou efetivamente às 13h30. Como em anos anteriores, o INEP, responsável pela confecção e aplicação da prova, divulgou o tema da redação deste domingo (17): O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

Para a professora de redação Sandra Souza, “O tema da redação do Enem 2020 foi relevante e atual trazendo à tona problemas vividos na sociedade e famílias brasileiras. Sabemos que o demérito relacionado à doença mental é pernicioso, gerador de preconceito e discriminação. As consequências são negativas, influenciam as percepções internas, as emoções e as crenças da pessoa estigmatizada. A vergonha, a autodesvalorização o impedem de desempenhar seu papel social.
O tema ressaltou mais uma injustiça social que pode ser tão nefasta quanto a doença. A palavra ‘estigma’ requer que o aluno ressalte as ‘marcas’, ‘as cicatrizes’ provocadas pelo preconceito dessas doenças. Exigiu, na verdade, um conhecimento de mundo bem próximo da realidade de muitos brasileiros.”

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais