• 13ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Professores contratados da rede municipal de ensino estão sendo exonerados

    Dezenas de professores contratados pela rede municipal de ensino em Barbacena estão sendo dispensados. Vários deles atuam na inclusão social e a vulnerabilidade dos alunos portadores de necessidades especiais ficou mais evidente. As exonerações aconteceram na terça-feira (12). As redações do Barbacena Online e do Contato Direto solicitaram à Secretaria de Comunicação informações oficiais sobre a decisão do Poder Público do Município, porém até o fechamento desta matéria não houver manifestação oficial.

    No entanto, na reunião da Câmara Municipal de Barbacena, o vereador José Newton de Faria, líder do governo na casa legislativa, trouxe informações acerca das demissões dos professores. Segundo ele, todas as circunstancias para manter o pagamento estão sendo tomadas. “A legalidade é o limite para o Governo, para a administração pública. No edital de convocação desses profissionais traz uma cláusula que quando não existir aula, ou seja, nas férias escolares, os contratos serão suspensos. Só que ‘pelo andar da carruagem’, pela política pública que está sendo encaminhada na educação, não haverá mais a aula presencial. E se não haverá mais a aula presencial, aquele professor de apoio que tem seu trabalho exclusivamente dentro de sala de aula isso tem que ser efetivamente estudado e verificada a legalidade e a compatibilidade de manter ou não manter o pagamento”, afirmou o edil.

    Ainda durante a reunião, o vereador José Newton de Faria trouxe à tona outra preocupação, no que se refere aos contratos para transporte escolar. Segundo ele, foi realizada uma reunião com os terceirizados que transportam os alunos da rede municipal e encaminhada uma sugestão para a Consultoria do Município para garantir esses pagamentos.