• 17ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Parque Estadual do Ibitipoca fechado para visitação

    Foi fechado para visitação mais uma vez na última sexta-feira (25), o Parque Estadual do Ibitipoca, no distrito de Conceição de Ibitipoca (Lima Duarte, próximo à cidade de Juiz de Fora). O motivo, segundo anúncio realizado pelo Instituto Estadual de Floresta (IEF), é a regressão para a onda vermelha do Plano Minas Consciente do Governo de Minas Gerais, uma vez que o parque fica localizado na macrorregião Sudeste e, por isso, foi necessário seguirem o protocolo como as outras sete macrorregiões que também regrediram, podendo funcionar somente serviços essenciais.

    Anteriormente, no mês de março o local também foi fechado devido à pandemia da covid-19 e reabriu somente em outubro com medidas rigorosas impostas para que o parque pudesse funcionar. Algumas delas foram a limitação para 500 pessoas por dia, com realização de agendamento prévio de forma online e podendo adentrar somente cinco pessoas por grupo. Além disso, o uso de máscara era obrigatório e o estacionamento havia limite de 25 veículos – preenchidas por ordem de chegada.

     

    Abaixo pode ser conferido o pronunciamento do IEF para o fechamento do parque:

    “O Instituto Estadual de Florestas (IEF) informa que a partir da próxima sexta-feira (25/12), em atenção às determinações e normas técnicas do Comitê Extraordinário Covid-19, o Parque Estadual do Ibitipoca terá sua visitação suspensa. De acordo com deliberação do Comitê, oito das 14 macrorregiões do Estado se encontram na onda vermelha do Programa Minas Consciente e, dentre elas, a região Sudeste, onde está localizado o município de Lima Duarte.”