Pai, espírito protetor

Por Francisco Santana

Folheando o Livro dos Espíritos de Allan Kardec, deparei-me com uma passagem interessante e apropriada para homenagear o Dia dos Pais que iremos celebrar no próximo, 14 de agosto. Ei-la. Qual é a missão do Espírito Protetor? A de um pai sobre seus filhos: guiar seu protegido no bom caminho, ajudá-lo com seus conselhos, consolar suas aflições, sustentar sua coragem nas provas da vida. 

Equiparar a missão do pai (biológico ou não) à do Espírito Protetor é motivo de orgulho porque sabemos que ele pertence a uma ordem elevada.  Não é uma tarefa simples guiar seu protegido no bom caminho, ajudá-lo com seus conselhos, consolar suas aflições, sustentar sua coragem nas provas da vida. 

Vivemos num planeta de expiações e provas onde imperam o mal e a imperfeição. Diante disso, guiar os filhos para vencer esses obstáculos, exige-se mais firmeza, maior consciência com muito amor na mente e no coração. Devemos nos lembrar que o exemplo vai mais do que mil palavras. Estamos aqui para combater a ignorância, os preconceitos os erros, glorificar o Direito, a justiça e a verdade; levantando templos a virtude e cavando masmorras ao vício. O próximo caminho é a regeneração, processo de renascimento.  

O escritor Carlos Torres Pastorino afirmou: Você, que é pai, é a criatura mais feliz sobre a face da Terra. Levante os braços aos céus e agradeça a Deus a misericórdia que lhe concedeu. Mas lembre-se de que não basta dar aos filhos o sustento e a instrução. Existe algo mais importante que tudo isso: o exemplo. Dê a seus filhos o exemplo do trabalho, da honestidade, da dignidade em toda a sua vida (Minutos de Sabedoria).  Pais, jamais se esqueçam de que todas as suas orientações, palavras e ensinos se desmoronarão e cairão por terra, se você apenas quiser ensinar, sem que viva, nobremente, os ensinos que ministra.

Pai, o futuro do seu filho está em suas mãos, em suas atitudes e no seu exemplo. Torne seu filho um cidadão de respeito, caráter puro e molde-o com trabalho, honestidade, ética, dignidade, dedicação, optando sempre pelo bem e com amor. Entre o vício e a virtude opte sempre pela virtude porque ela sempre nos induz à prática do bem. Sempre é tempo de recomeçar, sobretudo, pelo próprio exemplo. Seja um pai compreensivo, carinhoso, amoroso, dialogue sempre, tente compreendê-los nos momentos de dificuldades, problemas e dúvidas, aconselha-os, mostre-os o quanto é perigoso enveredar pelo caminho dos vícios, das drogas, do cigarro, da bebida, das más companhias, das amizades tóxicas, não se esqueça que as palavras possuem vida, nada de violências domésticas, a sua esposa merece ser tratada com respeito porque pelo seu exemplo seu filho vai tratar a esposa do mesmo jeito que lhe foi ensinado. Investir no esporte é uma ótima opção.

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”.(Mateus). O fruto maligno não pode nascer de uma árvore boa. Se uma árvore é corrupta, ou seja, podre ou deteriorada por dentro, não pode produzir bom fruto. 

Filho, o que fazer nessa data tão significativa? Dê-lhe um beijo que significa afeto, união e respeito; dê-lhe um abraço que significa carinho, amor e amizade; dê-lhe um sorriso que é o mais puro reflexo da felicidade; dê-lhe um aperto de mão que significa afinidade e confiança entre ambos e finalmente diga que o ama que significa demonstração de amor, afeto e carinho por alguém com significado especial. 

(Fonte: Mundo Espírita – Pai, a importância de servir de exemplo, agosto/2022 nº 1657/Livro dos Espíritos – Allan Kardec/Ritual Maçônico). 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais