• 21ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • O Visconde de Barbacena brasileiro

    Por Edson Brandão

    Felisberto Caldeira Brant Pontes, capa da Revista Dom Quixote. 1902. Ostentando o título de segundo visconde com grandeza de Barbacena, Felisberto (1802-1906) era filho de Felisberto Caldeira Brant Pontes de Oliveira Horta, o Marquês de Barbacena. Nascido na Bahia, foi governador do Rio de Janeiro por quatro meses, no ano de 1848, e construiu a Estrada de Ferro Donna Thereza Christina, em Santa Catarina, concluída em 1884. Na fotografia feita na juventude, uma pose incomum para a época: um sorriso irônico.

    Vale lembrar que apesar do título de Visconde de Barbacena ele não é o nobre que dá nome à cidade de Barbacena. O outro visconde era o português Luís Antônio Furtado de Castro do Rio de Mendonça, que viveu no século XVIII e promoveu a Devassa contra os inconfidentes, entre eles, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Foi o Visconde de Barbacena português que, em ato dado a 14 de agosto de 1791, elevou o arraial da Igreja Nova à condição de Vila de Barbacena, dando seu próprio nome ao lugar. Curiosamente não há nenhuma imagem ou retrato conhecido do “nosso” Visconde de Barbacena…

    Edson Brandão, cadeira 06, do IHG GBP.

     

    Conheça o perfil do Instituto Histórico e Geográfico  IGH GBP www.facebook.com/institutohistoricoegeo

     

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais