O desenvolvimento da criança de 5 a 6 anos

  • Quais são as principais características do desenvolvimento físico das crianças de 5 a 6 anos?

 

Nesta faixa etária a preferência manual está estabelecida. Já é capaz de se vestir e se despir sozinha. Já é capaz de cuidar de sua higiene com autonomia e independência. Pode manifestar dores de estômago ou vômitos quando obrigada a comer comidas de que não gosta; tem preferência por comida pouco elaborada, embora aceite uma maior variedade de alimentos. 


2) Quais são as principais características do desenvolvimento intelectual/cognitivo das crianças de 5 a 6 anos?

Aqui a criança já fala fluentemente, utilizando corretamente o plural, os pronomes e os tempos verbais. Apresenta grande interesse pelas palavras e pela linguagem. Pode gaguejar se estiver muito cansada ou nervosa, o que é relativamente normal nesta faixa etária. Segue instruções e aceita a supervisão dos adultos. Conhece as cores, os números, etc. Apresenta capacidade para memorizar histórias e repeti-las. É capaz de agrupar e ordenar objetos tendo em conta o tamanho (do menor ao maior). Começa a entender os conceitos de “antes” e “depois”, “em cima” e “embaixo”, etc., bem como conceitos de tempo: “ontem”, “hoje”, “amanhã”. 


3) Quais são as principais características do desenvolvimento social das crianças de 5 a 6 anos?

Nesta faixa etária a mãe é ainda o centro do mundo da criança, motivo pelo qual tem medo da separação. Copia os comportamentos dos adultos. Está mais calma, não sendo tão exigente nas suas relações com os outros. É capaz de brincar apenas com outra criança ou com um grupo de crianças, manifestando preferência pelas crianças do mesmo sexo. Brinca de forma independente, sem necessitar de constante supervisão. Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e de partilhar. Conhece as diferenças de sexo (o que é uma menina e o que é um menino).  Gosta de conversar durante as refeições. Começa a interessar-se por saber de onde vêm os bebês. Está numa fase de maior conformismo, sendo crítica com aqueles que não apresentam o mesmo comportamento.

 

4) Quais são as principais características do desenvolvimento emocional das crianças de 5 a 6 anos?

Nesta faixa etária pode apresentar alguns medos: do escuro, de cair, de cães ou de dano corporal, embora esta não seja uma fase de grandes medos. Se estiver cansada, nervosa ou chateada, poderá apresentar alguns dos seguintes comportamentos: roer as unhas, piscar repetidamente os olhos, fungar, etc. Preocupa-se em agradar aos adultos. Apresenta maior sensibilidade às necessidades e sentimentos dos outros (empatia, coloca-se no lugar do outro). Envergonha-se facilmente.

 

5)  Quais são as principais características do desenvolvimento moral das crianças de 2 a 3 anos?

Devido à sua grande preocupação em fazer as coisas bem e em agradar, poderá por vezes mentir ou culpar os outros de comportamentos reprováveis.

 

 

Existem alguns sinais aos quais os pais e responsáveis precisam ficar atentos nesta faixa etária?

 

Sim, existem alguns sinais que os pais podem e precisam ficar atentos. Podem ser passageiros, mas se não cessarem podem significar algumas questões que precisarão ser avaliadas por especialistas. São eles:

  1. Choro excessivo ainda;
  2. Irritabilidade excessiva;
  3. Pouca ou nenhuma resposta ou interesse a estímulos ambientais;
  4. Alterações no sono e na alimentação; 
  5. Alterações no comportamento (irritação, oposição em excesso, teimosia em excesso, birras em excesso, etc.);
  6. Dificuldades na interação com outras crianças e/ou pessoas; 
  7. Falta de empatia;
  8. Agressividade.

 

Caso você note ou perceba alguma coisa de diferente em sua criança, procure e converse com o pediatra. Ele certamente saberá se há alguma alteração no desenvolvimento de sua criança e, se houver, ele fará os encaminhamentos que se fizerem necessários.

NOTA DA REDAÇÃO – Valeska Magierek (formada em Psicologia pela UFSJ, com especialização em Neuropsicologia pela FUMEC e mestrado em Psicobiologia na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP); atua há mais de 20 anos na área de Psicologia Infantil e Neuropsicologia; é coordenadora clínica do Centro AMA de Desenvolvimento em Barbacena.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais