A Faculdade de Medicina (FAME) de Barbacena iniciou a implantação do Programa de Valorização da Memória, Cultura e Arte (PVMCA), que engloba os projetos Sexta Cultural, Jornal Digital “Travessia”, Encontro de Escritores e Educadores de Barbacena e Região, além de outras ações. O programa dará início às atividades de 2026 no mês de março.
O PVMCA tem como objetivo desenvolver ações extensionistas educativas, culturais e artísticas que promovam a integração entre as comunidades acadêmica e externa, em uma relação dialógica de construção e troca de saberes que vão além dos conhecimentos técnicos do curso de Medicina. Orientado pelo Prof. Luiz Mauro Andrade da Fonseca, com apoio do Prof. Juliano Bergamaschine Mata Diz, o programa conta com a coordenação pedagógica de Lucimara Marugeiro. “O PVMCA da Faculdade de Medicina de Barbacena foi criado tendo como um de seus pilares a importância da valorização da memória, cultura e arte no contexto da vida em sociedade e visando o cumprimento do papel socioeducativo que uma Faculdade assume no cenário do Ensino Superior junto à comunidade externa, atendendo às políticas institucionais e legalmente estabelecidas. Além disso, criar o Programa de Valorização da Memória, Cultura e Arte seria a oportunidade de integração entre as comunidades acadêmica e externa numa relação dialógica, de construção e troca de saberes que vão além dos conhecimentos técnicos do curso médico, a partir da concretização de suas ações extensionistas educativas, culturais e artísticas”, destacou Lucimara.
Contando com o apoio do Centro de Memória Belisário Pena, da Associação Médica de Barbacena, e como parceiros artistas, historiadores como Edson Brandão, e escritores de Barbacena e região, além da Academia Barbacenense de Letras, do Portal Barbacena Online e da Editora Bol, especialmente por meio do jornalista e escritor Ricardo Salim, com o lançamento, em março, do livro de crônicas, “Eu e Eles – Volume 2 – Olhos Brilhantes”, entre outros colaboradores.
O cronograma para 2026 está repleto de novidades, com a proposta de promover pelo menos uma ação por mês nas dependências da Faculdade, além de atividades previstas em instituições parceiras.
A 1ª Sexta Cultural/FAME 2026 está prevista para abril, em alusão ao Dia Mundial da Arte. Também está programado o lançamento da 6ª edição do Jornal Digital Travessia, ao final do primeiro semestre, e o apoio ao “III Vozes da MEDiversidade na FAME”, encontro marcado pela sensibilidade artística e pelo compromisso com os direitos humanos, configurando-se como espaço de reflexão, acolhimento e transformação social.
No segundo semestre, o cronograma prevê a realização do “V Encontro de Escritores e Educadores de Barbacena e Região”, programado para setembro, além do lançamento da 7ª edição do Jornal Travessia, no fim de novembro, e a realização do “IV Vozes da MEDiversidade”.


















