Hilreli e Lucas lançam “Uardarrua” com clipe lúdico feito com inteligência artificial

Faixa é um feat. dos músicos mineiros composta durante o período de pandemia

“Sabe aquela vontade de poder voltar para a rua que ficou acumulada? Parece que tudo já voltou ao comum, mas a verdade é que ainda estamos digerindo, processando aquele período sombrio e recente que vivemos”, divide Hilreli. Foi durante o isolamento que o músico natural de Barbacena (MG) uniu-se com o conterrâneo Lucas para compor à distância Uardarrua, feat. lançado hoje, dia 11 de agosto. “A letra reflete sobre a saudade das coisas simples do dia-a-dia, como o caos da cidade, encontrar os amigos frente a frente”, conta Hirelli. A faixa é acompanhada por um videoclipe ambientado em sua cidade natal, com imagens finalizadas por IA.

Foi o poeta Ferreira Gullar que disse que “a arte existe porque a vida não basta”, frase que serve de inspiração para o trabalho de Hirelli. “Nosso objetivo é conscientizar e estimular a valorização da vida e cuidado com a saúde mental, promovendo além de empatia, entretenimento e diversão. A música tem um impacto profundo no cérebro, influencia emoções, acalma, estimula a criatividade, reaviva memórias e desencadeia respostas no corpo. Queremos oferecer bem-estar e resiliência através da música e da arte”, conta o artista que é também autor da canção “Chega”, que foi tema do Movimento de Luta Antimanicomial em 2020.

Sobre a parceria, Lucas comenta: “A gente já se conhece há algum tempo por conta dos outros eventos culturais na cidade, saraus e alguns amigos em comum. E sempre rolou uma brincadeira sobre a ideia de fazer uma música juntos, o que só foi acontecer mesmo em 2020, quando fizemos Uardarrua. A música foi uma parceria em todos os sentidos, desde a composição da letra, melodia, o corre pra conseguir gravar a faixa, o clipe… Além disso, Hil já fez algumas participações em shows da minha banda, Lucas e os Itinerantes, e é o responsável pela gravação da nossa primeira apresentação. A gente se ajuda sempre que possível”.

Design por Hilreli

A narrativa do clipe foi criada a partir da visão de um personagem: o ursinho azul que aparece na capa. “Foi ao lúdico e à inteligência artificial que recorremos invocando esse ursinho azul como um ser mágico que voa pelas ruas de um multiverso da cidade para despertar a magia escondida em cada esquina”, compartilha o artista. O intuito é convidar o público a redescobrir a beleza, o afeto, a conexão, voltando os olhos  ao encanto possível que permeia o ambiente cotidiano. “A pandemia trouxe desafios para a nossa saúde mental, como ansiedade, solidão e depressão. Buscamos criar um espaço de acolhimento e reflexão, promovendo a resiliência e o autocuidado. Inclusive para nós mesmos”, completa.

 

ASSISTA AQUI

 

FICHA TÉCNICA

Música

Composição e Vozes: Hilreli e Lucas

Produção musical, beat, programações, violão, guitarras, baixo, teclados: Nathan Itaborahy no Estúdio Torto (São Paulo/SP)

Vozes gravadas no Estúdio Vertentes (Barbacena/MG) por Guilherme Fagner

Mixagem e masterização: Fred Tafuri

 

Videoclipe

Premissa: Hilreli

Conceito: Hilreli e Lucas

Direção, Captação, Edição, IA: Hilreli

Motorista: Marcus Bonato

 

Capa

Arte, Pós produção, IA: Hilreli

Elementos cedidos por Doiska, Fany Magalhães, Xinxila e Yan Ferreira

 

LINKS HILRELI

Instagram

Spotify

YouTube

 

LINKS LUCAS

Instagram

Spotify

YouTube

 

SOBRE HILRELI

Cantor, compositor, fotógrafo e videomaker, Hilreli colabora com coletivos e movimentos culturais de Barbacena (MG) desde 2011. É formado em canto pela Bituca Universidade de Música Popular. Em 2017 lançou seu primeiro trabalho autoral, Toda vez que eu vejo a lua tocar no mar, que teve projeção em grandes portais nacionais e repercussão nas redes por conta do compartilhamento da cantora Sandy. Em 2019 lançou Chega pela página Brasileiríssimo, música que foi tema do Movimento de Luta Antimanicomial no ano seguinte. Em 2022 lançou Eu sou você, também de temática relacionada ao movimento da saúde mental. É um dos idealizadores da Trilhos Produtora e também da Exibe – Mostra de Cinema de Barbacena, que já está em sua quinta edição.

 

SOBRE LUCAS

Cantor, compositor e multi-instrumentista barbacenense, Lucas começou sua carreira em 2015, apresentando-se na noite e em festivais de música locais. Atualmente atua como vocalista, guitarrista e principal compositor do trio Lucas e Os Itinerantes, além de atuar em algumas ocasiões como artista solo. Como compositor, possui músicas gravadas por artistas como Banda Pegô, Pedro Machado e Epson Lima.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

 Café8 Music

Thais Pimenta – [email protected]

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais