Take a fresh look at your lifestyle.

Festa na região distribui 6 toneladas de biscoitos

0 2.521

Entre os dias 12 e 15 de setembro será realizada a 21ª edição da tradicional Festa do Café com Biscoito no município de São Tiago, região do Campo das Vertentes. O evento acontece na Praça Matriz e destaca uma tradição que começou no século 18, quando a região era ponto de parada de viajantes e tropeiros. Ao chegar ao lugar, que ainda era um arraial, eles tomavam café com biscoitos produzidos pelas quitandeiras do lugar. Ao todo, são 60 fábricas participando da festa e oferecendo uma enorme variedade de produtos, tais como biscoitos de polvilho, biscoitos amanteigados e até biscoitos sem lactose, dentre outros tipos.

Para a degustação do público serão disponibilizadas seis toneladas de biscoito e 2,5 mil litros de café. Já com relação à expectativa de vendas, os organizadores estimam que a comercialização de biscoitos fique entre 15 e 20 toneladas. O evento também vai contar com estandes de cachaça, doces, queijos, artesanato, e uma extensa programação de shows, apresentações de dança e outras atrações culturais.

Tradição, cultura e reconhecimento

O fabricante Sebastião Rondon produz mais de quinze variedades de biscoitos e cada uma delas estará presente nesta edição da Festa do Café com Biscoito. Sua fábrica gera mais de trinta empregos na região e ele conta que o evento é uma grande oportunidade de divulgar a produção e conquistar novos clientes. “Hoje tenho um cliente em Salvador que conheceu os biscoitos que produzo durante a festa”, relata. 

Isso não é por acaso. Os biscoitos de São Tiago conquistaram o selo de procedência do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), garantindo autenticidade máxima à qualidade única dos produtos. “O que valoriza nosso produto é que ele ainda mantém as características artesanais, continuamos com a tradição”, Sebastião observa. Além da Bahia, ele vende os produtos em Minas Gerais e para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.  

A Festa do Café com Biscoito é promovida pela Assabiscoito (Associação São-Tiaguense de Produtores de Biscoitos) e conta com apoio da Emater-MG, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), além de outras instituições que fazem parte da organização. A previsão é de 50 mil visitantes durante os quatro dias de evento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.