Take a fresh look at your lifestyle.

Arquivo histórico promove visita e debate sobre a memória e o passado de Barbacena

1 120

Acontece na sexta-feira (13), às 15h, uma visita guiada ao passado e à trajetória de Barbacena. O evento, promovido pelo Arquivo Histórico da cidade, busca chamar a atenção para a importância da preservação da memória dos espaços no decorrer dos anos. Por isso, às 19h do mesmo dia, a equipe do acervo promove também uma mesa redonda sobre o diálogo entre o lugar de memória e a história de Barbacena no Auditório II do Instituto Federal – Campus Barbacena. 

Como descreve a historiadora e pesquisadora responsável pelo tratamento arquivístico do acervo municipal, Edna Maria Rezende, há uma enorme variedade de documentos que contam a trajetória de Barbacena, abordando também informações sobre algumas das cidades ao redor. De acordo com a pesquisadora, o acervo documental é de extrema relevância e a sociedade como um todo tem muito a ganhar ao conhecê-lo melhor, podendo até mesmo encontrar documentos úteis para a regularização de terrenos, por exemplo. 

O arquivo municipal existe desde 2000, quando iniciou-se o trabalho de resgate da documentação histórica de Barbacena. Na época, foram avaliados 15 mil documentos armazenados pelo judiciário. Apesar de alguns documentos terem se perdido, a população pode conferir uma enorme variedade de itens no acervo disponível atualmente. O convite para os eventos do dia 13 de setembro se estendem à toda a população, inclusive a estudantes de Ensino Médio e a profissionais das mais variadas áreas. Tanto a visita guiada quanto o debate são gratuitos. 

1 comentário
  1. Rodrigo Gomes Diz

    Olá bom dia!!! Quais os endereços dos locais dos eventos mesmo?
    Obrigado!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.