Exploração e aplicações de lítio podem alavancar economia brasileira

O papel do lítio – também conhecido como mineral industrial – para o crescimento da economia brasileira é crescente. Um dos principais impulsionadores deste cenário é o estado de Minas Gerais, que vem direcionando seu trabalho em mineração para a inovação e o crescimento sustentável. Elemento fundamental para a fabricação de baterias, o lítio tem um futuro promissor já que, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), existe a possibilidade de que aumente em 40 vezes a sua demanda pela indústria até 2040.

Este é um cenário que interessa ao Brasil – em sétimo lugar no que diz respeito a reservas globais de lítio, nosso país possui cerca de 95 mil toneladas desse elemento. Estes dados são ainda superiores quando contabilizamos as áreas atualmente inalcançáveis, aumentando para cerca de 470 mil toneladas.

Estes números revelam-se vantajosos para o país e, por isso, recentemente as regras de exportação de lítio nacional se tornaram menos rígidas. Desta maneira, espera-se que sejam investidos R$ 15 bilhões neste segmento nos próximos oito anos, de acordo com dados divulgados pelo Ministério de Minas e Energia. Contribuindo para alavancar o mercado das energias limpas, o setor do investimento apresenta-se como um dos principais estimuladores deste cenário, já que investe diretamente em empresas do segmento.

Além disso, a possibilidade de comprar ações online também tem captado cada vez mais investidores para o setor, tanto pela maior acessibilidade do mercado como pela diversidade de empresas, tais como a Tesla, essencialmente voltada para a produção de automóveis elétricos. Esta opção oferece a possibilidade de participar dos mercados de ações internacionais, permitindo investir em praticamente todos os segmentos de qualquer parte do mundo, como o das energias e o do lítio.

 

Exploração em Minas Gerais destaca-se nacionalmente

Entre as diferentes regiões brasileiras com reservas de lítio destaca-se o estado de Minas Gerais, considerado um dos locais com maior potencial de crescimento. Com diferentes pontos de extração deste elemento, ali se encontra a Mina da Cachoeira, cuja planta química se situa em Divisa Alegre e apresenta um potencial de produtividade de 30 mil toneladas anuais.

Por sua vez, a empresa Sigma Mineração também exerce diferentes iniciativas no estado, como é o caso do município de Jequitinhonha. Dividindo-se em duas etapas entre este ano e o próximo, o projeto prevê 220 mil toneladas anuais de lítio, o que se reflete em investimentos de mais de R$ 600 milhões. Contudo, a presença de lítio não se limita a estas duas regiões, tendo capacidade de produção em diversas cidades de Minas Gerais.

 

A diversidade das aplicações de lítio

Fonte: Unsplash

 

Atualmente, falar em lítio vai muito além da exploração excessiva das reservas, voltando-se cada vez mais para conceitos como mineração sustentável, que já está sendo realizada por grupos como a BMW. Afinal, o lítio tem um papel importante para o panorama energético, sendo igualmente um elemento essencial para o desenvolvimento de baterias elétricas e medicamentos. Os processos de extração e produção estão cada vez mais otimizados, contribuindo para um setor mais alinhado às necessidades da população e do meio ambiente.

Em razão dos seus benefícios, e graças a regiões como Minas Gerais, o lítio vem se tornando um elemento transformador para a economia brasileira. Além disso, a sua exploração também integra algumas das principais modernizações da mineração, o que pode vir a fazer com que o país se destaque internacionalmente.

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais