Como o SAMU foi implantado em Barbacena?

Como se deu a implantação do SAMU na Macro Região?
Em Março de 2012 iniciamos nossas atividades, fomos o segundo consórcio implantado em Minas Gerais para gerenciar a Rede de Urgência na Macro Centro Sul . A ideia em Minas Gerais é cobrir todos os 853 municípios do Estado com o serviço do SAMU, implantando 11 consórcios, pois é de forma consorciada que se otimiza os recursos , já que é um serviço que requer um alto investimento.

 

Quem gerencia o SAMU?
O Cisru, que é um consórcio público composto de 51 municípios. Formado por  um conselho diretor, conselho fiscal e conselho técnico. Atualmente o consorcio está sob a presidência do prefeito Denilson Reis, do município de São Tiago.

 


Qual o número de funcionários do Consórcio?
Atualmente contamos com 356 empregados públicos dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, operadores de frota, técnico auxiliar de regulação, motoristas socorristas e administrativos.

 


Como se deu a forma de contratação dos profissionais?
No período da implantação fizemos processo seletivo e até a presente data a maioria dos nossos profissionais são contratados através deste processo. Fizemos em 2017 o concurso público e estamos fazendo as nomeações parciais, pois precisamos pagar as rescisões e devido a divida do Estado com o consorcio se tornou impossível chamar todos os candidatos aprovados.  

 

 


Quem financia o serviço do SAMU?
O financiamento é tripartite, ou seja, Governo federal, Estadual e Municípios. E atualmente estamos atravessando uma crise financeira muito séria pela dívida deixada no Governo Estadual pela gestão passada e que ainda não avançamos nas negociações para pagamento, apesar do empenho de todos os consórcios em funcionamento em Minas. 

 

Por Ormesinda Barbosa Salgado (Secretária Executiva)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais