Take a fresh look at your lifestyle.

Como o SAMU foi implantado em Barbacena?

0 208

Como se deu a implantação do SAMU na Macro Região?
Em Março de 2012 iniciamos nossas atividades, fomos o segundo consórcio implantado em Minas Gerais para gerenciar a Rede de Urgência na Macro Centro Sul . A ideia em Minas Gerais é cobrir todos os 853 municípios do Estado com o serviço do SAMU, implantando 11 consórcios, pois é de forma consorciada que se otimiza os recursos , já que é um serviço que requer um alto investimento.

 

Quem gerencia o SAMU?
O Cisru, que é um consórcio público composto de 51 municípios. Formado por  um conselho diretor, conselho fiscal e conselho técnico. Atualmente o consorcio está sob a presidência do prefeito Denilson Reis, do município de São Tiago.

 


Qual o número de funcionários do Consórcio?
Atualmente contamos com 356 empregados públicos dentre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, operadores de frota, técnico auxiliar de regulação, motoristas socorristas e administrativos.

 


Como se deu a forma de contratação dos profissionais?
No período da implantação fizemos processo seletivo e até a presente data a maioria dos nossos profissionais são contratados através deste processo. Fizemos em 2017 o concurso público e estamos fazendo as nomeações parciais, pois precisamos pagar as rescisões e devido a divida do Estado com o consorcio se tornou impossível chamar todos os candidatos aprovados.  

 

 


Quem financia o serviço do SAMU?
O financiamento é tripartite, ou seja, Governo federal, Estadual e Municípios. E atualmente estamos atravessando uma crise financeira muito séria pela dívida deixada no Governo Estadual pela gestão passada e que ainda não avançamos nas negociações para pagamento, apesar do empenho de todos os consórcios em funcionamento em Minas. 

 

Por Ormesinda Barbosa Salgado (Secretária Executiva)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.