Take a fresh look at your lifestyle.

Caneta azul

A crônica de Francisco Santana

0 600

A primeira vez que me assentei numa carteira do grupo escolar estranhei muito, tudo era novidade. A sua cor era de um marrom escuro, madeira grossa, um compartimento para colocar os cadernos, uma ranhura para colocar lápis e borracha, mas o que mais chamou a minha atenção foi um orifício que eu não sabia para que servia aquilo. Pelas caras indignadas dos colegas percebi que a surpresa foi geral. Alguém perguntou e a professora nos explicou que aquele orifício servia para colocar o tinteiro para se molhar usando as canetas simples.   

Qual é a origem da caneta?  O revisor tipográfico Húngaro Ladislao Biro (1899-1985) inventou em 1932, uma caneta que não borrava e cuja tinta não secava no depósito, como fazia a velha caneta-tinteiro. Nessa mesma ponta, ele colocou uma esfera de metal que, ao girar, distribuía a tinta de uma maneira uniforme pelo papel.

As canetas-tinteiro usam tinta à base de água e pigmentos colorantes, entre eles o nanquim. É usada, entre outros fins para a prática da caligrafia juntamente com a pena de escrever. Para os erros ou derramamento de tinta, usava-se o mata borrão, cuja função era tirar o excesso de tinta da escrita, pois se corria o risco de a tinta se espalhar sobre a folha, criando um “borrão“, que dificultava ou impedia a sua leitura. 

Santana, fale sobre a caneta esferográfica! Vamos lá. O nome vem da minúscula esfera em sua ponta, que ajuda a distribuir a tinta uniformemente no papel. A tinta é feita de óleo que era rapidamente absorvida pelo papel. Portando, é um tipo de caneta cuja tinta envolve uma esfera rolante que desliza sobre a superfície destinada à escrita, disponível em várias cores. A carga é injetada no tubinho entre 0,5 e 1,5 ml de tinta. 

O seu 13º décimo está chegando e com ele você pode presentear um amigo, uma amiga, esposo, esposa, namorado, namorada com uma caneta. Quem receber vai adorar. Pesquisei alguns preços e vou repassá-los a você. A Montblanc Boheme Royal com bico de ouro 18K e ainda 1430 diamantes todos lapidados ultrapassa o valor de 1 milhão de dólares. No Brasil você compra uma Parker Máxima Vacumatic, vermelha por 4.840,00; Parker Duofold por 4.360,00; Parker Tesouro Espanhol por 5.670,00 ou uma Bic comum por 0,80. Então, o seu par merece ou não merece uma caneta importada? Gostou da dica?

 

Há dias uma “Caneta azul” se tornou uma apoteose nacional. Para você ter uma noção do sucesso da música, em 15 dias após a postagem, o hit bateu a marca de 5 milhões de visualizações. Ela ultrapassou musicas famosas e de extremo bom gosto como: “Fuscão preto”, “Coração de luto”, “Pelados em Santos” e “Morango do Nordeste”. O brasileiro é um bem humorado, um brincalhão.   

 

O autor dessa grande proeza é o senhor Manoel Gomes, vigilante no Maranhão.   Disse ele sobre música: “Eu ia para o colégio e perdi a caneta azul. Lá no colégio eu perdia uma, perdia outra, aí ninguém me deu a caneta que tava meu registro nela. Eu não achei e, no outro dia, fiz a música”. 

“Caneta azul, azul caneta/Caneta azul tá marcada com minha letra/Caneta azul, azul caneta/Caneta azul tá marcada com minha letra/Todo dia eu viajo pra o colégio/Com uma caneta azul e uma caneta amarela/Eu perdi minha caneta e eu peço, por/favor/Quem encontrou, me entrega ela.

A professora, ela veio brigar comigo

Porque eu perdi a última caneta que eu tinha

Não brigue, professora, porque eu vou comprar outra canetinha

 

Nota de Utilidade Pública;

Cuidado: caneta azul no gabarito pode gerar eliminação! Para fazer a prova para o ENEM 2019 use somente caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Preencher o gabarito com outra cor de caneta gera eliminação, já que o leitor que faz a correção da prova só reconhece a cor preta. É bom lembrar que, embora a caneta preta seja o único material permitido, não existe limitação do número de canetas, inclusive, recomenda-se levar uma ou duas de reserva em caso de falha.   

(Fontes: Site de curiosidades/Site Guia do estudante/Wikipédia/Letra música “Caneta azul” /Internet)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.