Caminho da Estrada Real pode virar monumento nacional

A Estrada Real pode ser elevada a monumento nacional. Pelo menos é o que prevê o projeto de Lei 7243/06 de autoria do Deputado federal mineiro Reginaldo Lopes, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. O relator na CCJ, deputado Lafayette de Andrada, recomendou a aprovação da matéria. Por tramitar em caráter conclusivo, o texto poderá seguir direto para o Senado, a menos que haja recurso para que seja apreciado antes pelo Plenário da Câmara. O texto já havia sido aprovado pela Comissão de Cultura. “Significa reconhecer como parte do patrimônio cultural brasileiro e indicar, para o poder público, a necessidade de garantir sua promoção e sua proteção por meio dos instrumentos constantes do texto constitucional. (…). O futuro dos antigos caminhos reais é incerto. A presente iniciativa, ao garantir o reconhecimento oficial de que os Caminhos da Estrada Real constituem monumento nacional, impõe aos entes federativos o compromisso de promover sua proteção por meio dos instrumentos de que dispõem”, explanou o relator. 

A Estrada Real surgiu em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o transporte de ouro e diamante de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. A trilha passa por mais de 180 cidades nos estados de Minas (entre elas Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Branco e Ouro Preto), além dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. 

Fonte: Fato Real

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais