Take a fresh look at your lifestyle.

Atual campeão mineiro de xadrez absoluto vem a Barbacena no próximo dia 8 em torneio que reúne vários destaques do esporte

Dentre eles o campeão brasileiro deficiente visual de xadrez

0 257

Servindo de aquecimento para o Campeonato Mineiro de Xadrez Clássico Absoluto 2018, que acontece em Barbacena entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, no próximo sábado (08 de setembro) a cidade recebe o tri-campeão mineiro de Xadrez, Igor Ribeiro Campos, e o campeão brasileiro deficiente visual, Crisolon Terto Vilas-Boas. Igor e Crisolon virão acompanhados do treinador e também excelente enxadrista, Nelson Castelo-Branco. Para o bicampeão Mineiro Escolar (2017/2018), João Pedro Salim, que é de Barbacena, “receber grandes nomes do xadrez em nossa cidade ajuda muito a crescer o esporte. Jogar contra eles engrandece demais. Não vejo a hora de chegar o sábado”, assinala o jovem de apenas 13 anos, mas já com vasta experiência em torneios para adultos.

João Pedro Salim, em janeiro de 2018, na primeira rodada do Torneio do Santuário do Caraça

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO – O torneio de xadrez de 8 de setembro será disputado na sede da Loja Maçônica Regeneração Barbacenense, na Avenida Bias Fortes, 44, centro de Barbacena e é aberto ao público. A organização é da Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes e serão dois torneios em ritmos diferentes (ambos valendo pontuação para a Federação Mineira de Xadrez – FMX) além de uma atividade de raciocínio.

Às 9h, de sábado (08), Igor Campos faz o “lance do mestre”, com alguns enxadristas. “O Lance do mestre é uma aula e também uma competição. Nele é explicada uma partida exemplar jogada por um mestre. Em pontos cruciais da partida é perguntado aos participantes qual o lance jogado pelo mestre. Cada resposta é pontuada e vence quem fizer mais pontos’, explica o campeão mineiro.

Em seguida será disputado o torneio no ritmo rápido, com tempo de reflexão de 10 minutos e acréscimo de 5 segundos a cada lance realizado. Serão cinco rodadas com intervalo para o almoço.

No meio da tarde, com previsão para começar a partir das 15h30, o torneio Blitz, com tempo de reflexão de 3 minutos e acréscimo de 2 segundos a cada lance realizado.

OS CONVIDADOS – Nelson Castelo Branco (57) aprendeu xadrez quando estudava no Colégio Anchieta, em Belo Horizonte. Atualmente ele é ranqueado pela Federação Internacional de Xadrez com 2.117 pontos, o que o credencia como forte jogador. Como dirigente do esporte em Minas, Nelson foi Diretor e Presidente do CXBH e Diretor e Presidente da FMX (1992/93). Em seu currículo foi Chefe da organização do Campeonato Mundial da Juventude em São Lourenço/MG com a participação de 56 países. Como treinador, Nelsinho participou da formação de vários atletas, incluindo Igor Campos e Crisolon Vilas-Boas.

Nélson Castelo Branco

Crisolon (57) é mineiro de Belo Horizonte (MG). Com 100% de cegueira, ele é Campeão Brasileiro entre os deficientes visuais. Para jogar ele usa um tabuleiro com casas perfuradas, permitindo que as peças se encaixem no centro de cada uma, além das casas pretas serem em alto relevo, distinguindo-se das brancas. A diferença da cor das peças está em um pino em cima da cabeça das brancas. Crisolon joga sem ajuda de terceiros.

Crisolon Vilas Boas em foto extraída da internet

Igor Ribeiro Campos venceu o campeonato Mineiro Absoluto nos anos de 2014, 2015 e 2017. Este ano ele vem a Barbacena para lutar pelo quarto título, mas sabe que a disputa não será fácil. “Temos muitos bons nomes no xadrez mineiro e as disputas ficam bastante emocionantes. Espero realizar um bom torneio em Barbacena e deixar meu nome registrado no xadrez mineiro”, finalizou.

À esquerda, Igor Ribeiro (foto cedida pela Casa do Xadrez)

Para mais informações sobre o xadrez desenvolvido pela LRX acesse:

www.xadrezmatavertentes.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.