A importância das baleias para o Meio Ambiente

Por Kamila Carolina de Carvalho, aluna da Escola Municipal Belisário Moreira, de Ressaquinha, com orientação do Professor, Doutor, Delton Mendes Francelino, Diretor da Casa da Ciência e da Cultura de Barbacena, Coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana, do IFET, Campus Barbacena, e Diretor do Instituto Curupira.

Quem, mesmo morando em Minas Gerais, um Estado que não é banhado por oceanos, nunca se encantou com as baleias, a partir de filmes, documentários e desenhos animados? São criaturas incríveis, mamíferos que habitam a Terra há milhões de anos!

Para começar, é interessante dizer que existem várias espécies de baleias e, juntas, capturam cerca de 37 bilhões de toneladas de dióxido de carbono por ano, o que equivale a mais ou menos quatro florestas Amazônicas. Além disso, o excremento delas tem efeitos importantes na ciclagem de matéria nos mares, contribuindo enormemente para relações ecológicas de outros seres vivos. Também vale destacar que elas não são peixes, mas sim, como dito, mamíferos!

A exploração das baleias teve início no século 09, no Atlântico Norte, próximo do litoral espanhol, segundo alguns registros. A perseguição era realizada em pequenos botes e a captura feita com auxílio de lanças e arpões. Já no século 19, grandes navios chamados de baleeiros começaram a ser utilizados, o que intensificou a caça predatória, aumentando o nível de extinção de algumas populações e até mesmo de espécies “inteiras” deste grupo importante de seres vivos.

As baleias pertencem à ordem Cetacea, a qual decorre de animais terrestres que, ao longo da evolução, “retornaram” ao ambiente aquático, tendo esse retorno sido marcado pela mudança gradual da posição das narinas e outros aspectos evolutivos. Interessante também é o fato de que elas “pulam” fora da água (algumas) porque o barulho parece dispensar melhor a comunicação entre si, fazendo com que sejam ouvidas longe e em diversas direções. O som atua como uma forma de cortejo dos machos se exibindo para as fêmeas, como alertas de predadores, para chamar atenção de outros indivíduos e grupos, dentre outros motivos!

Logo, podemos dizer que as baleias são fundamentais para o meio ambiente marinho e buscar protege-las, mais que nossa missão, é uma maneira de ajudar a própria humanidade, em diversos aspectos. Caçar baleias é maldoso e deve ser sempre proibido.

Fontes:

Rickleffs; Relya. A economia da Natureza, (2015).

 

Apoio divulgação científica: Samara Autopeças, Jornal Barbacena Online e SEAM – Serviços Ambientais.

 

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais