Região: Incêndio ganha grandes proporções e atinge área de vegetação

Um incêndio foi registrado nesta sexta-feira (03) em uma área de vegetação próximo a um condomínio no bairro Tejuco, em São João Del Rei. No local, uma grande área estava tomada pelas chamas, e ameaçavam chegar a um terreno onde havia criação de cavalos. Com o uso de abafadores e técnicas de contenção, os Bombeiros conseguiram extinguir as chamas antes que elas atingissem áreas de maior risco.

De acordo com o Sargento Giarola, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, “ao chegar, foi constatado que as chamas atingiam um barranco onde não seria possível o acesso da equipe. Por isso, foi feito o uso da técnica conhecida como ‘fogo contra fogo’, que é quando a própria equipe realiza a queima contolada de uma determinada área de vegetação para onde as chamas do incêndio estão convergindo. Deste modo, foi criado uma espécie de aceiro, uma área que já foi queimada, evitando que o fogo se espalhe para além daquele local”.

Apesar de eficiente, os Bombeiros advertem que esta técnica só deve ser usada por equipes treinadas, pois as chamas podem sair facilmente do controle. Ainda de acordo com Giarola, alguns outros focos foram apagados com o uso de abafadores.

Sobre as causas do incêndio, o Sargento afirma que “no momento da chegada dos Militares, as chamas já tinham tomado grandes proporções, o que dificulta saber o que teria causado o incêndio, mas é normal que situações assim sejam causadas pela ação humana”.

Canal BOL

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais