São João Del Rei terá Recital com Elisa Freixo

O Museu Regional de São João Del Rei, em parceria com o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro de Museus, recebe no dia 09 de dezembro o “Recital de Órgão de Tubos de São João Del Rei: 308 anos”, com Elisa Freixo. O evento será a partir das 19h, será gratuito e presencial, com reservas feitas antecipadamente.

Elisa é organista, professora e produtora e tem uma carreira renomada no Brasil e na América Latina. É considerada como ‘guardiã do barroco’ pelas suas gravações e obras dedicadas a produções independentes e apresentações em diversos países com atuação além de artística, também de preservação de órgãos históricos. Elisa executa inúmeras atividades relacionadas ao instrumento, além de participar de diversas sociedades de organistas internacionais (Alemanha, Suíça, Portugal) e de sociedades de estudos musicológicos (Brasil e Portugal).

Com cerca de 200 anos de idade, o órgão de tubos do Museu Regional foi construído quando São João del-Rei era ainda uma vila. Após um longo período de silêncio, foi totalmente restaurado e, desde 2010, encontra-se em pleno funcionamento. Hoje, a música do Século XVIII encontra-se viva e ressonante no museu, através de um instrumento possivelmente produzido no Brasil e pertencente à região do Campo das Vertentes.

Preservado como acervo museológico e usado durante recitais, o órgão de tubos faz parte da herança cultural do município, como parte do patrimônio musical da cidade. Apresentações musicais realizadas pelo museu revivem diversas melodias do período colonial e imperial e trazem para o público as músicas escritas por compositores locais, como o Pe. José Maria Xavier.

O órgão chegou ao Museu Regional na década de 1960, advindo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Naquela época, o instrumento se encontrava em mal estado de conservação, faltavam-lhe muitas flautas e seu mecanismo interno já não funcionava mais. Sua história, no entanto, é bem mais antiga, visto que o registro mais antigo do instrumento é datado de 1824. Em seu testamento, um padre de São João del-Rei deixava o órgão de tubos para a Ordem do Carmo.

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais