Conselho Regional de Engenharia e Agronomia fiscaliza hospitais em Barbacena. Ação é realizada em todo o país

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), está realizando, desde o início de março, a fiscalização em empreendimentos hospitalares em todo o estado. O trabalho  é realizado por todos os Creas do Brasil e foi definido por em uma plenária do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) que estipulou  meta de fiscalização de 100% dos hospitais do Brasil até 31 de dezembro de 2021.

A manutenção de equipamentos, instalação de infraestrutura desde a aquisição de equipamento com o melhor custo, até o gerenciamento adequado de impactos ambientais são alguns pontos essenciais que são abordados e analisados nas fiscalizações. Com a crise sanitária no país devido à pandemia da covid-19, essa é uma ação ainda mais importante.

Sete unidades hospitalares de Barbacena, entre os quase 700 hospitais de Minas Gerais, já receberam o ofício que solicita a documentação correspondente à primeira etapa da fiscalização do Conselho.

Segundo Nicolau Neder, o engenheiro eletricista e gerente da divisão de fiscalização do Crea-MG, os fiscais verificam se as empresas prestadoras de serviço possuem registro no Conselho, se os profissionais responsáveis possuem atribuições para esses serviços e se foram emitidas as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). Além disso, são verificados as manutenções do sistema de ar condicionado, geradores de energia, caldeiras, aparelhos eletromecânicos de hemodiálise, ultrassonografia, nobreaks, grupo motor gerador, aquecimento de água, vasos de pressão, equipamentos de combate a incêndio e se os médico-hospitalares possuem responsável técnico legalmente habilitado. 

A ação oferece mais segurança e o hospital fiscalizado passa a ter mais credibilidade, confiabilidade e boa reputação. Lucio Borges, engenheiro civil, destaca a importância desse tipo de trabalho:  “A engenharia está presente em quase todas as áreas de nossas vidas, inclusive nos hospitais, e a atuação do profissional habilitado é necessária para garantir segurança e o bom funcionamento destas unidades. A fiscalização do Crea vai atuar justamente para verificar essa presença”, pontua. 

Etapas 

São quatro fases de fiscalização. Inicialmente, o Crea-MG realiza a solicitação da relação do quadro técnico de profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências e a relação de contratos de serviços dessas áreas do hospital, através de ofício. Após isso, as informações são reunidas pelo hospital e as dúvidas podem ser esclarecidas entrando em contato com o Conselho. Em seguida, os documentos e relatórios solicitados são enviados pelo hospital através do site http://www.crea-mg.org.br/especial/fiscalizar-hospital/. E, para finalizar, as informações são analisadas pelo Conselho, que instaura os processos de fiscalização. Os resultados são divulgados através do site do Crea. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais