Festival de Fotografia de Tiradentes é adiado por causa do Coronavírus

Em conseqüência da atual situação do Covid 19, o Coronavírus, no Brasil e no mundo, a organização do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta decidiu por adiar a sua 10ª edição, que seria realizada na próxima semana, entre os dias 18 e 22 deste mês de março, na histórica cidade mineira.

A curadoria do evento entende que a saúde de participantes e do público é o fator principal a ser considerado neste momento. Dessa forma, considera não haver condições de manter a sua extensa programação, que foi elaborada para marcar a comemoração dos 10 anos do Festival.

Estavam previstas a realização de um grande número de atividades ligadas à fotografia, como exposições, oficinas, cursos, palestras, debates, leituras de portfólios, projeções no Largo das Forras e atividades educativas voltadas para a comunidade local.

Desde as primeiras notícias sobre o agravamento da situação a organização do Festival de Fotografia de Tiradentes se manteve atenta às atualizações epidemiológicas e ao plano de contingenciamento do Ministério da Saúde.

Toda a situação foi exaustivamente analisada, em conjunto com parceiros, patrocinadores, artistas participantes e colaboradores. Pesou também a posição adotada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) de suspender as ações com previsão de aglomerações em seus centros culturais.

Dessa forma, foi inviabilizada toda a programação do Festival de Fotografia de Tiradentes, que seria realizada no teatro/auditório e no anfiteatro/jardim do Centro Cultural Sesiminas Yves Alves. A decisão de adiar todo o evento foi o caminho correto a ser seguido.

O curador geral do Festival de Fotografia de Tiradentes, Eugênio Sávio, explica que chegou a cogitar a possibilidade de manter o evento, mas de forma reduzida, priorizando as exposições oficiais, que já estavam sendo montadas. “Concluímos que separar o Festival em partes não seria uma solução viável e optamos pelo adiamento”, afirma.

Dessa forma, todas as atividades estão suspensas e o Festival será realizado em data a ser informada posteriormente. “Vamos aguardar um momento em que se tenha a garantia da manutenção das condições de saúde pública”, observa. “Voltaremos com mais força e faremos uma festa ainda mais bonita para comemorar os 10 anos do Festival de Fotografia de Tiradentes”, completa.

De acordo com a curadoria, as exposições definidas para a 10ª edição serão montadas na nova data a ser definida. Os processos seletivos, por meio das convocatórias, continuarão valendo e todos os artistas selecionados serão chamados a participar.

Com a proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil, o Festival de Fotografia de Tiradentes é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O patrocínio é da CBMM e do Itaú.

Assessoria de comunicação
Lead Comunicação

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais