Alunos sem transporte escolar em Barroso

Alunos da rede municipal de Barroso, especialmente da zona rural, estão sem transporte. De acordo com o site Barroso Em Dia, há mais de uma semana a Van (transporte escolar da Prefeitura) não busca os estudantes em várias localidades da região.

“Desde a semana passada que a Van não vem mais aqui (na localidade conhecida como Invejosa) e sequer avisam para nós. Damos banho nas crianças, arrumamos elas, preparamos a merenda e nem aqui eles aparecem. Estou chocada com a administração que é composta por dois professores”, relata a senhora que não quer se identificar.

Outras estudantes que já são adolescentes e evitam perder mais aulas estão vindo para a cidade de carona com moradores da região e estão retornando a pé cerca de 7 a 8 km com chuva ou sol forte. “Primeiro a desculpa era a estrada na época de chuva, depois arrumaram e então a desculpa agora são as vans estragadas. Já fomos atrás, mas não adianta”, diz um dos pais que também pediu sigilo para não ter represálias.

“Tem semana que não busca no Quintanilha e tem semana que não busca na Invejosa. Estão revezando para que cada semana umas crianças fiquem sem aula. Nós estamos decepcionados porque o estudo pode ser o futuro dos nossos filhos”, relata o responsável que já ouviu também a desculpa que vão terceirizar o transporte. “Fazem isso para ganhar tempo, enrolar, mas não somos bobos”, relata.

“Antigamente eles nos buscavam em casa, agora estão indo no Barro Preto e daí atrasa tudo e nossas crianças chegam com uma hora de atraso”, diz uma outra pessoa que relembra que na época da eleição os candidatos foram lá com seus próprios carros. “Todo mundo se lembra dos vídeos aqui na zona rural mostrando as hortas, plantações, sorrisos, promessas de arrumar as estradas, enfim, eles davam um jeito e vinham aqui fazer campanha. Porque agora não pegam seus próprios carros e vêm aqui buscar nossos filhos para a escola?”, desabafa perguntando um dos país que está revoltado. “Meu filho não vai a aula, minha esposa tem que tomar conta dele e deixa de me ajudar nas tarefas. Assim eu produzo menos, vendo menos e passo mais aperto. Quero agradecer aos responsáveis”, ironiza e declara o senhor.

Na reunião ordinária de segunda-feira (7), na Câmara Municipal, o vereador Leone Wagner reclamou da falta de transporte escolar aos alunos da zona rural. Outra informação levantada também pela reportagem do Barroso Em Dia é que desde segunda-feira (7) a Van não busca os alunos do Bananal.

A reportagem do Barroso Em Dia entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, mas até o fechamento desta matéria não havia recebido nenhuma informação/resposta sobre o que está acontecendo e porque as crianças não estão podendo ir às aulas.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais