Você cuida da sua saúde?

Por Isadora Silvério, membro do Programa “Jovens Meninas Cientistas”, com orientação do professor Doutor Delton Mendes Francelino, Diretor da Casa da Ciência e da Cultura de Barbacena e autor de livros.

Como sabemos, ter uma vida saudável é essencial para a dignidade humana. São vários os aspectos necessários para ter-se saúde e, este conceito, não remete apenas à ausência de doença. Algumas pessoas, infelizmente, utilizam produtos que podem prejudicar a saúde, como o cigarro tradicional e os cigarros eletrônicos, mais conhecidos como vapes ou pods. Também vale destacar as bebidas alcoólicas consumidas em excesso. O cigarro pode causar inflamações pulmonares e levar o indivíduo à morte, pois as consequências de se usar este produto são também o câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares.

As bebidas alcoólicas podem até não causar óbito, necessariamente, porém, pode ocorrer o vício. Destarte, acabam prejudicando os órgãos de nosso corpo, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Não é aconselhado beber enquanto, ou quando se dirige, pois se acontecer de a pessoa ficar bêbada, pode ocorrer um acidente grave, levando-a a óbito, ou, pior, a morte de pessoas inocentes. Os índices de acidentes provocados por motoristas/ motociclistas embriagados ainda são altos no Brasil.

Para sermos saudáveis, não precisa “viver comendo salada” em todas as refeições durante ao dia, mas sim consumir um pouco uma a duas vezes ao dia, comer frutas, praticar exercícios, além de priorizar-se a saúde mental. As frutas são importantes para que nosso corpo receba vitaminas e outros nutrientes que nossos órgãos precisam, e que também, são fundamentais para a dignidade humana. Segundo estudos que fizemos pela Casa da Ciência, nota-se que a maioria da população brasileira não consome a quantidade mínima necessária de frutas e verduras/legumes diariamente, o que é algo preocupante. Podemos comer doces ao longo do dia, mas não a todos os momentos e nem todos os dias, pois senão temos como consequência a diabetes, cáries dentárias e outros quadros.

Outro grande problema global é a obesidade. Muitos indivíduos alimentam-se de forma desregrada, maioria das vezes em decorrência da cultura consumista de gordura,  moléculas não naturais em alimentos, açucares, dentre outros. A ansiedade e o stress levam muita gente a alimentar-se mais de forma incorreta. Isso também pode gerar vício. Claro, muitas pessoas apresentam obesidade por fatores genéticos, então é sempre relevante destacar que não se trata apenas de “força de vontade”, o emagrecimento, como muitos dizem. Tal aspecto nos leva a mostrar a importância de sempre buscar-se acompanhamento nutricional e médico de qualidade.

Resumindo: você, eu, somos todos resultado também do que comemos, do que ingerimos. Devemos sempre nos perguntar sobre os alimentos que compramos, de onde eles vêm, por qual razão estamos os consumindo. No caso de drogas, como o álcool e o cigarro, ficarmos atentos com nossa saúde, já que, como se vê, não são apenas as drogas ilícitas que fazem mal, mas também muitas que são liberadas para o consumo. Estudar e compreender o nosso corpo, e a sociedade, é parte fundamental para a dignidade e saúde humana!

 Apoio divulgação científica: Samara Autopeças, Jornal Barbacena Online e SEAM – Serviços Ambientais.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais