Telefonia foi a campeã de reclamações no Procon-Barbacena em 2020

Através de um balanço anual divulgado pelo Procon de Barbacena das atividades do órgão no ano de 2020, foi indicado que as empresas de telefonia continuam sendo as campeãs de reclamações, seguidas de lojas de eletrodomésticos e eletrônicos e pela distribuição de energia elétrica.

Nos dados divulgados oficialmente, foram registrados na sua totalidade, 1.140 ocorrências, nas quais 505 foram atendidas e 244 não foram atendidas. Além disso, 394 estão aguardando respostas do fornecedor, somando no total 67,42% o índice de resolutividade das reclamações.

Em ordem de classificação, segue a lista das 10 empresas que mais foram reclamadas:

1ª: Oi com 92 ocorrências.

2ª: Casas Bahia e Ponto Frio com 88 ocorrências.

3ª: Claro com 54 ocorrências.

4ª: Cemig com 42 ocorrências.

5ª: Tim com 33 ocorrências.

6ª: Bradesco com 27 ocorrências.

7ª: Magazine Luiza com 25 ocorrências.

8ª: Vivo com 25 ocorrências.

9ª: Zurich com 25 ocorrências.

10ª: Copasa com 24 ocorrências.

 

Além das empresas citadas na classificação, segundo Ariane Costa – Coordenadora do Procon – foi observado também que grande parte das reclamações foram realizadas advindas de bancos e financeiras, principalmente em empréstimos consignados e pessoais, o que atinge grande parte de aposentados e pensionistas. O Advogado Geral do município, Tiago Mota, reforça a importância do balanço anual para o órgão, pelo motivo de poder ajudar a direcionar a política de defesa do consumidor na cidade.

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