Quem foi Porphyria?

Porphyria Heleodora de Souza Marques era filha de Antônio Marques da Silva Pereira e da portuguesa Luiza Tereza de Oliveira. Era irmã do jornalista Lino Marques que fundou em 1880, o Jornal “Gazeta de Barbacena”, após a cidade ter ficado sem publicações de jornais por quase 30 anos! Seus outros irmãos foram o Coronel João Marques de Oliveira Brasil e Flávia Marques de Souza. Em 1865, casou-se com o Coronel José Máximo. Sua casa, na região do Rosário, era chamada pela memorialista barbacenanse Conceição Jardim de “Solar da Felicidade”. Lá nasceram seus filhos, Olyntho, que se tornaria Diplomata e Leonídia, que faleceu ainda criança. Porhyria, religiosa e dedicada a obras sociais,  foi por muitos anos a zeladora da Capela do Senhor dos Passos, da Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena. Faleceu no dia 19 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro e está sepultada no Cemitério São João Batista, na então capital do Brasil.

Pesquisa: Edson Brandão.

Fontes: Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 20 de novembro de 1934; Nestor Massena, Barbacena a Terra e o Homem, reedição, 1985.

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais