No próximo sábado (06), a prefeitura de São João del Rei vai inaugurar a visitação ao estromatólito do bairro Tejuco. A inauguração será marcada por uma visitação pública às 09h, atrás do Conjunto Habitacional Parque das Cachoeiras.
Os estromatólitos são estruturas rochosas extremamente antigas, formadas por ação biológica, como cianobactérias. Essas estruturas podem ter até 3,5 bilhões de anos, sendo um dos primeiros vestígios de vida na Terra e uma das estruturas mais antigas do planeta.
Segundo os pesquisadores Luciano J. Alvarenga, João Manuel Bernardo e Paulo de Tarso Amorim Castro, o estromatólito do Tejuco, conhecido como “Pedra-Mãe”, tem 1,5 bilhão de anos de idade e é “testemunha que a região fora um dia banhada por um mar raso o suficiente para que as colônias de cianobactérias se estabelecessem”.
O artigo assinado pelos pesquisadores diz ainda que “na paisagem, testemunham e registram aspectos relevantes dos primórdios da vida na Terra. Por isso, são contentores de informações e valores científicos, concretamente geológicos, biológicos, paleontológicos e paleoambientais”.










