Publicidade Local

Hospital Ibiapaba inaugura Centro Oncológico

Depois de entregar, em 2022, o Serviço de Radioterapia — marco na qualificação do atendimento oncológico em Barbacena e em outros 31 municípios da região — o Hospital Ibiapaba CEBAMS concluiu mais uma etapa na expansão de sua assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta sexta-feira (5), a instituição inaugura as novas instalações do Centro Oncológico, que integra os serviços de Quimioterapia e Radioterapia. A estrutura, projetada para acolher pacientes oncológicos foi concluída após 16 meses de obras.

De acordo com o diretor financeiro-administrativo, Maurício José da Silva Júnior, o novo prédio segue padrões de arquitetura hospitalar e está integrado ao plano diretor que orienta a expansão física do Hospital Ibiapaba, que completará 60 anos em 2027. Financiado com recursos públicos, emendas parlamentares e outras fontes complementares, o projeto avançou desde setembro de 2023, quando a primeira laje foi concretada.

Conforme explica o superintendente administrativo, Leandro Miranda, cerca de 30 profissionais atuaram diretamente na construção, além de equipes terceirizadas. O novo prédio conta com 850 m² de área útil, dois pavimentos interligados por elevador, dois postos de enfermagem, farmácia geral e farmácia de manipulação, seis consultórios e 34 pontos de administração de medicamentos (oito leitos e 26 cadeiras)

Para o público, o espaço dispõe de salas amplas de recepção, triagem, sala de estudos, varanda, 12 banheiros e uma área destinada à Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer e seus Familiares (APPC) — entidade criada há 20 anos dentro do próprio serviço de oncologia e que oferece suporte emocional e social aos pacientes.

O idealizador da oncologia na instituição,  Antônio Carlos Jorge Miziara, relembra que o atendimento começou de forma modesta nos anos 1990 e se consolidou ao longo das décadas. Atualmente, o serviço atende as microrregiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, beneficiando cerca de 500 mil pessoas.

Segundo dados atuais, cerca de 970 pacientes estão em tratamento, provenientes de Barbacena e de dezenas de cidades do entorno. Além do atendimento ambulatorial, a linha de cuidados inclui unidade de internação, Centro Cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva.

A equipe conta com 5 oncologistas, 3 hematologistas, física médica e profissionais das áreas de farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e assistência social.

No último ano, foram realizadas mais de 8.500 sessões de quimioterapia e radioterapia, além de 5.500 tratamentos hormonais, consolidando o Hospital Ibiapaba CEBAMS como uma das principais referências em oncologia da região.

Destaques do dia

Hospital Ibiapaba inaugura Centro Oncológico

Depois de entregar, em 2022, o Serviço de Radioterapia — marco na qualificação do atendimento oncológico em Barbacena e em outros 31 municípios da região