Substâncias foram encontradas em balas industrializadas conhecidas como Magic Mushroom Gummies e em comprimido ingerido por paciente
Duas dessas substâncias foram encontradas em um produto industrializado estrangeiro, conhecido como Magic Mushroom Gummies (traduzindo para o português seria “gomas de cogumelo mágico”), da marca TRE House. As balas com drogas já haviam sido detectadas em países como Chile, Canadá e Bélgica. No Brasil, a apreensão ocorreu em Santa Catarina, em uma ação conjunta da Polícia Científica do estado com apoio da Polícia Federal.
A terceira substância, chamada N-pirrolidino protonitazeno, foi identificada em exames realizados em um paciente que relatou ter consumido álcool e um comprimido. Trata-se de uma droga sintética da classe dos Nitazenos, já registrada em países como Canadá, França e Alemanha. A descoberta ocorreu no Laboratório de Toxicologia Analítica e no Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox-Campinas).
O SAR conta ainda com um serviço de denúncias, que pode ser utilizado por qualquer cidadão. Os registros devem ser enviados para o e-mail [email protected] e precisam conter informações detalhadas para que o comitê técnico avalie os casos e compartilhe os dados com especialistas da rede.
HOJE EM DIA