Publicidade Local
Edit Content

4 Razões Pelas Quais os Investimentos do Brasil Estão Mudando o Cenário Tecnológico Global

A abundância de recursos naturais do Brasil não deveria limitar a vocação do país a mero exportador de matéria-prima. Por séculos, o país assumiu essa posição, com custos sociais altíssimos. No entanto, o Brasil possui vastas reservas de diversos minerais considerados críticos para o desenvolvimento de tecnologias sofisticadas como chips semicondutores, baterias, celulares e equipamentos militares.

Entenda como o Brasil entrou na disputa global pelo progresso tecnológico e porque já está mudando o jogo.

Soft Power na Era Digital

O Brasil pode ter entrado um pouco atrasado na corrida tecnológica, mas está ajustando o passo rapidamente. Atualmente, o país possui a 13ª maior produção acadêmica sobre inteligência artificial do mundo e o país que mais recebe investimento estrangeiro em TI na América Latina: 46% do volume vem para cá, em comparação com pouco mais de 22% do segundo colocado, México.

Com dezenas de milhões de brasileiros incluídos digitalmente, o país se tornou um ponto focal de interesse para empresas daqui e de fora. O comércio digital nunca esteve tão robusto, fechando o ano de 2024 com faturamento acima dos R$204 bilhões. De fato, consumidores brasileiros podem encontrar todo tipo de produtos e serviços online, incluindo este jogo popular.

Top 4 Razões Para o Mundo Prestar Atenção

O Brasil possui a 7ª maior população mundial (ultrapassando a Rússia) e uma sociedade altamente conectada e digitalizada. Mais de 90% dos brasileiros têm acesso à internet e a média de smartphone por habitante é 1,2. Vale lembrar que o país também ocupa a 31ª posição no ranking global de soft power. Ou seja, quando um gigante dessa estatura começa a investir pesado em tecnologia, o mundo pára para olhar.

Boom do Capital de Risco

A trajetória crescente da taxa de juros não foi suficiente para afugentar a entrada de capital de risco (VC) no país. Na verdade, o volume aumentou no primeiro trimestre deste ano para cerca de R$2,5 bilhões. Trata-se de uma excelente notícia para startups, que dependem deste capital para desenvolverem seus projetos.

Esse boom também se reflete no aumento do número de novas startups, especialmente em áreas como saúde, bens de consumo e tecnologia climática. Ao chegar aqui, os investidores encontram um ecossistema de inovação desenvolvido e amadurecido, com diversas cidades disputando o posto de “Vale do Silício brasileiro”.

Manada de Unicórnios

Nos Vales do Silício espalhados pelo país, a manada de unicórnios segue se multiplicando. Unicórnios são aquelas empresas avaliadas em USD 1 bilhão ou mais antes de entrarem na Bolsa de Valores. Nos últimos anos, o número de startups brasileiras aumentou cerca de 550%, enquanto seu valor de mercado registrou crescimento de 765%.

No cenário global, empresas focadas em inteligência artificial lideram o ranking de unicórnios. Por aqui, o ramo das fintechs parece ser o mais promissor. Atualmente, o Brasil possui 25 empresas que podem ser classificadas como unicórnios. Dentre as gigantes nacionais, constam Nubank, Ebanx, C6 Bank, Creditas e Neon.

Políticas Públicas Inovadoras

Não existe má publicidade, diz o ditado. Recentemente, o Pix, a forma de pagamento favorita de 41% dos brasileiros, virou manchete pelo mundo, graças às reclamações públicas do presidente americano, Donald Trump. Desenvolvido pelo Banco Central, este sistema gratuito de transferência permite pagamentos diretos entre comprador e vendedor, sem passar pelas intermediárias bandeiras de cartão, como Visa e Mastercard.

O Pix não apenas rompe com o duopólio dessas empresas americanas no país, mas pode vir a servir de exemplo para outros países. Sem dúvida, trata-se de um exemplo de soberania digital, oferecendo um serviço seguro e gratuito, baseado em tecnologia de ponta. Espera-se que o Pix Parcelado, serviço que deverá ser lançado em breve, tome ainda mais espaço das bandeiras americanas, substituindo o cartão de crédito.  

Reservas Estratégicas

4 Razões Pelas Quais os Investimentos do Brasil Estão Mudando o Cenário Tecnológico Global - materia 060825 2

Pixabay

 

Outro assunto que entrou em pauta graças à ofensiva de Donald Trump é a abundância de terras raras no país. De fato, o Brasil possui a segunda maior reserva mundial de terras raras, que contêm minerais críticos para o desenvolvimento de componentes eletrônicos refinados.

Porém, este potencial segue largamente inexplorado; na verdade, a única mineradora explorando terras raras no Brasil já é americana. Por este motivo, o Governo Federal está correndo para elaborar uma política nacional de terras raras, focando na extração, refino e utilização destes materiais na produção de componentes eletrônicos de alta tecnologia.

Horizonte Digital

O Brasil está reescrevendo sua narrativa histórica de exportador de commodities ao emergir como um dos protagonistas na revolução tecnológica global. A receita para o sucesso é a combinação de recursos estratégicos, massa crítica digital e políticas públicas inovadoras. Seu vibrante ecossistema de startups já gerou 25 unicórnios e muitos outros ainda estão por vir.

Agora, o principal desafio é consolidar essa trajetória crescente, convertendo potencial geológico e digital em hegemonia tecnológica sustentável. Com 90% da 7ª maior população do mundo conectada, o Brasil se tornou um laboratório vivo de inovação tecnológica. Qualquer novidade surgida aqui tem o potencial de transformar o mundo.

Destaques do dia

Feira de Origem no Sonho de Natal

A tradicional Feira de Origem está marcando presença em mais uma edição do Sonho de Natal. Como adoro passear, nesta quinta-feira (18), fui conferir os