Mudanças de comportamentos e hábitos

Valeska Magierek

Muitas vezes até queremos a mudança, mas temos preguiça, dificuldades reais, obstáculos que nos impedem de mudar.

Muitas vezes construímos barreiras quase intransponíveis em nossas mentes que nos paralisam e nos impedem de alcançar nossos sonhos.

Velhos hábitos são difíceis de serem mudados.

Pensamentos limitantes são difíceis de promoverem mudanças.

Mas precisamos compreender que qualquer mudança começa na forma como pensamos e reagimos aos nossos pensamentos.

Pensar é extremamente importante. Mas alterar a forma como agimos a partir da mudança da forma como pensamos é determinante.

Muitas vezes nos acomodamos com o que somos ou temos porque nossos pensamentos se cristalizam e nos impedem de crescer. E nos conformamos com isso. Embora haja aqueles que desejam a mudança, teoricamente pensam em mudar, mas nada ou muito pouco fazem para alcançar a mudança.

Às vezes estamos envolvidos em atividades e tarefas que não nos desafiam, que não aproveitam todo o nosso potencial; às vezes estamos envolvidos em relacionamentos tóxicos e limitantes; às vezes estamos num lugar que já não nos cabe mais.

A percepção desses incômodos é o 1º passo. Nem sempre é fácil, claro e rápido. Às vezes nos acomodamos por falta de coragem ou recursos. Mas quando algo, alguém ou alguma coisa nos incomoda, perceber o incômodo é a fagulha que inicia todo o processo.

Mas pense. O que você prefere: não mudar e passar o resto da vida tentando imaginar como teria sido se tivesse mudado ou agir proativamente, com cuidado e iniciar a mudança que tanto deseja?

O que você deseja? Um novo emprego? Um emprego? A casa própria? Um relacionamento saudável e feliz? Viajar? Estudar? Constituir uma família?

 

Mudar exige organização, planejamento e ação.

 

Avalie o que não está legal na sua vida. Avalie os caminhos e possibilidades que você tem. Se não houver possibilidades e caminhos para agora, planeje. Crie metas possíveis.

 

Não se deixe influenciar ou se abater com comentários e conselhos de terceiros que pouco ou nada contribuem para a sua vida.

Abandone velhos hábitos e pensamentos limitantes. Acredite no seu potencial. Tenha coragem de mudar.

Busque a ajuda que for necessária para implantar as mudanças. Seja de um consultor, de um psicólogo, de um médico, de um empresário… Se você não consegue sozinho, busque o conhecimento de quem tem.

A felicidade pertence àqueles que têm coragem de fazer diferente, independentemente da condição que se encontram.

Portanto meu caro, mesmo com medo, arrisque! Tenha coragem! Como diz Guimarães Rosa, no final das contas, “O QUE A VIDA GUER DA GENTE É CORAGEM.”

 

Valeska Magierek – Neuropsicóloga

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais