• 23ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Ministério Público Federal aciona justiça para impedir retorno das aulas na EPCAR

    O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação contra a União pedindo à Justiça que impeça o retorno dos alunos à Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). O pedido foi distribuído na noite desta quarta-feira (01º), às 20h04. Na manhã desta quinta-feira (02), às 8h20, os autos foram conclusos para análise e decisão liminar do Magistrado.

    Nosso Departamento de Jornalismo enviou mensagem ao MPF na tarde de quarta-feira, após receber informações de que estavam sendo tomadas providências por parte da EPCAR retomando às aulas.

    O pedido do Ministério Público Federal segue em segredo de justiça por envolver questões dos direitos de crianças e adolescentes. Segundo apurado pelo Barbacena Online e pela Rádio Sucesso FM, os alunos da EPCAR estão sendo convocados para retornar às suas atividades escolares a partir da próxima segunda-feira (06). Questionada sobre os protocolos que serão seguidos, a Assessoria de Comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB) garantiu que “a instituição trabalha na elaboração e execução dos protocolos de retorno às aulas com toda a segurança para alunos, professores, instrutores e equipes de apoio”. Em resposta ao Barbacena Online e à Rádio Sucesso, a Assessoria não confirmou a data do reinício das aulas.

    A EPCAR tem pouco mais de 500 alunos nos três anos do ensino médio. Em maio, 207 alunos foram diagnosticados positivamente para Covid-19. Naquela ocasião, o Ministério Público Federal recomendou a suspensão das aulas. Porém, depois de um período de férias, os alunos estão sendo convocados novamente para reinício das atividades a partir da próxima segunda-feira (06).