• 14ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Macrorregião Centro-Sul retrocede para a Onda Amarela do Minas Consciente

    Em reunião realizada nesta quarta-feira (23), o Governo de Minas deliberou que a macrorregião Centro-Sul  fosse reclassificada para a Onda Amarela do Minas Consciente. Na semana passada, o Estado havia categorizado a região na Onda Verde, que compreende o último nível do plano e que são permitidas a maior parte das atividades, respeitando-se os protocolos estipulados pelo Governo.

     Conforme o programa, a regressão das ondas é pautada no aumento dos índices de número de casos confirmados, óbitos e hospitalizações por Covid-19, comprometendo a rede pública de saúde. Vale ressaltar que, apesar de ter sido enquadrada na Onda Verde, os gestores da macrorregião de Barbacena decidiram permanecer a cidade na Onda Amarela, muito em razão da diminuição na conscientização da população frente às medidas para a contenção do vírus. Segundo a Secretária de Saúde Municipal, Marcilene Dornelas, essa regressão, vista agora pelo Estado, já havia sido identificada pela gestão municipal e que apesar de Barbacena permanecer no Minas Consciente, as decisões tomadas continuarão sendo pautadas no melhor para o território. As macrorregiões Triângulo do Sul e Oeste também regrediram da Onda Verde para a Onda Amarela. As novas classificações entram em vigor a partir do próximo sábado (26), após publicação no Diário Oficial. A classificação das microrregiões não foi informada e estão previstas para ser divulgadas na tarde desta quinta-feira (24). Além disso, as Secretarias de Estado de Saúde e de Educação anunciaram que as cidades que estão na Onda Amarela poderão retomar as atividades presenciais do ensino superior a partir da próxima semana e as cidades que estão na Onda Verde também poderão voltar com as aulas da educação básica a partir de 5 de outubro. Porém, a decisão de retomar as aulas presenciais, ainda que estejam em uma região autorizada pelo governo do Estado, ficará a cargo dos Prefeitos de cada município. 

    LEIA TAMBÉM:

    https://barbacenaonline.com.br/microrregiao-de-barbacena-decide-permanecer-na-onda-amarela-do-minas-consciente/

    https://barbacenaonline.com.br/governo-coloca-regiao-centro-sul-na-onda-verde-do-minas-consciente-barbacena-define-nos-proximos-dias-se-avanca-e-amplia-atividades/