Linda infância

Por Márcio Dias, músico e literato, sob orientação do Professor Dr. Delton Mendes Francelino, diretor e criador da Casa da Ciência e da Cultura de Barbacena, orientador na Escola de Escrita Criativa e Científica.

Dia desses, da janela de minha casa, no segundo andar, gastei um tempo observando quatro crianças e suas bicicletas se divertindo. No final da tarde, quando o sol já não mais incomodava, os quatro desafiavam as leis da física em manobras e velocidade.

Subiam a rua alinhados, com capacetes, cotoveleiras e afins, mais por ordem das mães do que vontade dos pilotos, combinando o que iam fazer quando chegassem ao topo. Os carros precisavam desviar dos amigos que nem se preocupavam com o fluxo do trânsito por ali. Vez ou outra ouviam alguém Gritar: cuidado com o carro menino!!

Quando chegavam ao topo da rua, esperavam alguns instantes antes de se lançarem, cada um no seu espaço destinado da via. Olhavam várias vezes para terem certeza que nenhum desavisado ia cruzar a pista na frente deles. Quando constatavam que a rua estava limpa, era hora dos pilotos entrarem em ação.

Era aí, então, que eu começava a gargalhar da minha janela: desciam a toda velocidade, em pé e pedalando buscando mais emoção ainda. Fico imaginando a sensação do vento no rosto, da vontade de aumentar ainda mais a velocidade e sentir que o mundo ao redor passa em fração de segundos. Concentrados, nem se preocupavam que algo poderia dar errado. Agora eram pilotos arrojados nas pistas mais famosas do mundo.

Depois de mais uma descida bem sucedida, os quatro amigos riam e pontuavam cada um seu desafio particular. Um tempinho para se recomporem e mais uma vez subiam a rua para outras tantas descidas que se estenderia até o início da noite, quando a primeira mãe encerraria a diversão chamando um deles para casa. Um toque de mão entre os pilotos e um até amanhã para mais um dia de aventura.

Linda infância.

Apoio divulgação científica: Samara Autopeças, Portal Barbacena Online e SEAM – Serviços Ambientais.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais