Hotel Escola Senac Grogotó pode encerrar atividades em junho de 2020

Soou como uma bomba a comunicação da Direção Geral do Senac aos funcionários do Hotel Escola Grogotó sobre novas diretrizes. A comunicação foi feita numa reunião com os funcionários no início da semana passada. Segundo informações apuradas pelas redações do Barbacena Online e da Rádio Sucesso FM, existe uma busca por novas parcerias, algum investidor que assuma a direção do Hotel e da Escola, que juntos formam um complexo com cerca de 300 funcionários.

Funcionários do Hotel não falam sobre o assunto, não confirmam ou negam a notícia, possivelmente por ordens superiores. Porém, o assunto já está tomando grandes proporções, tanto que o Presidente da Câmara Municipal de Barbacena, o Vereador Amarílio Andrade apresentou um memorial assinado por todos os seus pares na expectativa de sensibilizar autoridades estaduais e federais e evitar o fechamento do complexo Hotel Escola Senac Grogotó.

A data para encerrar as atividades seria 30 de junho. A redação do Barbacena Online ligou para a recepção do hotel e tentou realizar uma reserva para o mês de julho de 2020, porém fomos informados de que “o sistema ainda está bloqueado para reservas”.

O principal motivo seria a crise financeira que atinge o sistema S – SESI, SENAI E SENAC, dentre outros. O Governo Federal vem reduzindo os repasses de verbas (contribuições empresariais) e esta redução afeta diretamente o desenvolvimento do sistema de forma geral. O impacto social é bastante intenso em cidades de porte médio com os cortes. No caso do SENAC, considerando todo o complexo (Hotel e Escola) são cerca de 300 funcionários que podem perder seu emprego. A cidade não tem condições de absorver esta mão de obra caso ela fique disponível no mercado e o impacto na economia do município será sentido a curto e médio prazo.

A unidade do SENAC em Barbacena conta com serviços profissionalizantes em hotelaria, Administração MBA, cursos livres técnicos, que propiciam oportunidades a jovens, além de uma rede hoteleira de grande expressão.

EDITORIAL – O fechamento do Hotel Escola Senac Grogotó é mais um retrocesso para a cidade de Barbacena, tanto na questão econômica quanto na questão social. O impacto de 300 pessoas colocadas à disposição no mercado de trabalho representa um número bem mais assustador. Considerando cada trabalhador com uma família composta pelo casal e dois filhos, representa 1.200 pessoas em situação de vulnerabilidade social e financeira. A economia do município teria que ser ajustar a mais esta redução no consumo, sendo certo que esta representatividade se aproxima dos 10% da população da cidade.

Neste momento é preciso que as autoridades se juntem independentemente do partido político ou das questões ideológicas. Barbacena perderá muito se o Hotel Grogotó e a Escola Senac encerrarem suas atividades. Tem data marcada, 30 de junho de 2020 e o Barbacena Online juntamente com a Rádio Sucesso estão colocando o problema de forma bastante clara para que ninguém diga que foi surpreendido com tal situação em meados de 2020. Não podemos deixar que aconteça como foi no caso da praça de pedágio entre Barbacena e o Distrito de Correia de Almeida. Não podemos ficar calados ou inertes como em tantos outros casos em que Barbacena foi prejudicada. Nunca é tarde para reagir e a hora pode ser esta. Ou estaremos fadados a morarmos numa cidade-fantasma dentro de mais alguns poucos anos exatamente pela falta de oportunidades.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais