Take a fresh look at your lifestyle.

Grupo promove ações para preservação de área de mata na Sericícola

0 292

A área de proteção ambiental que fica na antiga Sericícola, em frente à Estação Ponto de Partida, ao lado do Regional de Saúde, receberá diversas ações para preservação da mata. Além da grande área verde, no local existem duas nascentes, um riacho e restos de Mata Atlântica com Araucárias.

Há algum tempo, o Ponto de Partida e um grupo de voluntários recuperou uma das nascentes e cercou parte da área. Grande parte do terreno está sob os cuidados da UEMG e a outra parte é guardada pelo Ponto de Partida. Através de uma parceria da UEMG, Ponto de Partida e IEF, surgiu o projeto para transformar o espaço em Área de Preservação Permanente (APP).

A primeira ação está programada para sábado (17), a partir das 08h30, oportunidade que será feito o plantio de Quaresmeiras e Paus Brasil, bem como a inauguração das Placas de APP e o cercamento da área.

No final de setembro será organizado um mutirão para plantio de 4.000 mudas de árvores. “Estamos convocando cada um, os vizinhos dessa área única, os que passam por lá, os que irão lá de visita, para cuidar desse presente que Barbacena ganhou, uma área de nascentes e mata misturada à cidade e que será, em breve, uma referência, o testemunho de  que o povo de uma cidade é capaz de construí-la – inabitável ou maravilhosa”, disse Fátima Jorge, do Ponto de Partida.

São parceiros da ação o Ministério Público de Barbacena – Arpha, a ARCOM-SC e o Grupo Escoteiro do Ar Guardião da Mantiqueira 160/MG, o GAP-BQ, EPCAR e Prefeitura da Aeronáutica. E mais apoiadores: a Secretaria de Meio ambiente da Prefeitura de Barbacena, o Centro Regional de Saúde, vizinhos da mata.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.